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Quando pensa numa bebida, qual é a marca que imagina? E numa companhia aérea? Ou num automóvel? É provável sejam algumas das marcas mais respeitadas no mercado, que estão no top-of-mind de milhares de portugueses e profundamente enraizadas no setor. Uma visão apetecível e que resulta de estratégias

Quando pensa numa bebida, qual é a marca que imagina? E numa companhia aérea? Ou num automóvel? É provável sejam algumas das marcas mais respeitadas no mercado, que estão no top-of-mind de milhares de portugueses e profundamente enraizadas no setor. Uma visão apetecível e que resulta de estratégias cuidadosamente pensadas para aumentar Brand Awareness. Afinal, o que é exatamente este conceito, quais as principais vantagens associadas e como o conseguir?

O que significa Brand Awareness?

Brand Awareness ou, em português, reconhecimento de marca, é um termo que descreve a facilidade com que os consumidores se recordam de uma determinada marca ou dos seus produtos. De forma resumida, avalia se a empresa é memorável e reconhecível para o seu público-alvo.

Este é um termo abrangente – e difícil de medir – mas essencial para saber se as pessoas estão cientes do que cada marca tem para oferecer. Mas só porque não pode ser perfeitamente quantificada não significa que não tenha valor. Muito pelo contrário: 71% das pessoas dizem ter de reconhecer uma marca antes de fazer uma compra. Mas as vantagens não ficam por aqui.

Quais as vantagens do Brand Awareness?

Gerar Brand Awareness é uma estratégia de marketing que leva os consumidores a desenvolver uma preferência instintiva em relação à marca. Permite gerar confiança, aumentar vendas, e perceber se o target distingue a sua identidade perante a da concorrência.

Numa palavra, Brand Awareness é sinónimo de confiança. Confere personalidade à marca, melhora a perceção do consumidor e desenvolve o valor global. Entre muitos outros benefícios, as marcas com maior Brand Awareness podem praticar preços mais elevados devido ao valor percecionado mais alto, conquistam quota de mercado, e têm mais facilidade em reter clientes. Isto porque é mais provável que os clientes regressem a uma marca de que já ouviram falar ou a que compraram no passado.

Mais, o Brand Awareness cria uma forte ligação emocional entre uma empresa e um cliente. Este elo faz com que os clientes se sintam compelidos a comprar repetidamente, que se tornem embaixadores, e que recomendem a marca a outros.

Como criar Brand Awareness?

Para criar Brand Awareness, é importante criar uma imagem consistente, facilmente reconhecível, e que associe sentimentos positivos e de otimismo à marca. Estas são algumas formas de o fazer.

1. Comunique nos formatos mais impactantes

Para gerar Brand Awareness é preciso captar a atenção dos consumidores. E, para o conseguir, não há melhor forma do que com a comunicação Out-of-Home (OOH) - um termo abrangente que se refere a todas as formas de publicidade exterior. Esta solução permite impactar as pessoas ao longo do seu dia-a-dia, seja nas compras, a ir para o trabalho ou enquanto viajam ou passeiam pelas cidades. Apresenta-se nos mais variados meios, como na rua, em aeroportos, em centros comerciais, em áreas de serviço e nos transportes públicos.

Com cobertura nacional e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem a comunicação OOH em mobiliário urbano conseguem um impacto inigualável. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição chegam a milhares de pessoas todos os dias – fator essencial para gerar Brand Awareness.

2. Desenvolva uma relação com os clientes

O Marketing Relacional é o conjunto de ações implementadas pelas marcas para criar relações duradouras com o consumidor através de experiências únicas e memoráveis. Por exemplo, pode incluir a criação de programas de descontos, campanhas com conteúdos personalizados ou comunicação que mostra e celebra a comunidade à volta de cada marca.

É precisamente por este motivo que marcas como a HBO recorrem à JCDecaux. O gigante de streaming responsável por tantos sucessos internacionais escolheu as nossas soluções – e a nossa criatividade – para criar uma das melhores campanhas do ano, presente em diferentes suportes, como empenas, mupis, painéis de grande formato e até uma criatividade especial e única desenvolvida no meio da Gare do Oriente em Lisboa.
 


Nesta ação especial, ao passar, as pessoas eram convidadas a inúmeras atividades relacionadas com os seus filmes e séries preferidos. Uma delas era poderem sentar-se numa réplica do célebre trono de Game of Thrones e sentir-se como uma das personagens da série. Uma experiência interativa concebida aqui mesmo, pela equipa da JCDecaux.

3. Patrocine os eventos mais impactantes do país

Patrocinar eventos é uma forma segura de colocar a sua marca perante uma larga audiência, que partilha dos mesmos interesses e paixões. Feiras, exposições, eventos desportivos ou grandes concertos são algumas das opções para patrocinadores, e em que Portugal se destaca.

Um bom exemplo é o Millennium Estoril Open, um dos maiores eventos desportivos do nosso país, com o qual a JCDecaux tem uma parceria muito especial de vários anos. No recinto nesta última edição, multiplicaram-se as experiências interativas personalizadas para cada marca, grandes painéis de comunicação incontornáveis nas principais áreas de passagem e experiências digitais de elevado impacto.
 

 

4. Suporte as causas mais relevantes para a marca

Os consumidores estão cada vez mais atentos e conscientes do impacto das suas marcas. Cerca de 71% dos Millennials e 67% da Geração Z afirmam que tópicos como as alterações climáticas deveriam ser uma prioridade para as empresas, de modo a garantirem um planeta mais sustentável para as gerações seguintes.

Mais: 88% refere que é mais leal a empresas que apoiem questões sociais e ambientais e 68% afirmou ter comprado, nos últimos meses, algum produto com um benefício ambiental e social associado. Criar um Brand Awareness positivo passa por ouvir os consumidores e criar estratégias de marketing sustentáveis que vão de encontro às suas necessidades, em constante mudança.

Um bom exemplo foi a última campanha da Volkswagen, que reservou uma surpresa muito especial o Dia da Energia, celebrado todos os anos a 29 de maio. Para reforçar o seu compromisso com a transição energética, a marca esteve em exclusivo em todos os ecrãs digitais da JCDecaux – e são mais de 254 de norte a sul do país em Centros Comerciais, Aeroportos e Áreas de Serviço. Os vídeos de alta resolução, pensados para reter a atenção e o foco, e as mensagens que desafiavam todos a tomarmos um papel ativo na transformação, mostrou o apoio da marca a uma das causas mais importantes da atualidade e a sua preocupação com a sustentabilidade.

5. Aposte na criatividade

Para gerar Brand Awareness, a criatividade é tudo. Seja através de realidade aumentada num Mupi, ou uma criatividade especialnuma empena, a publicidade que desafia o convencional é a forma mais direta de cativar as audiências. As criatividades especiais são formatos de comunicação únicos, pensados especialmente para cada marca, cada campanha e momento. Como não seguem um padrão, oferecem experiências inesquecíveis aos consumidores em momentos chave do seu dia. É o fruto do trabalho dedicado de uma equipa que, todos os dias, surpreende, imagina e reinventa.


Com um design clean e impactante, e uma mensagem surpreendente colocada em billboards, mupis e outros formatos nas vias mais movimentadas do país, foi exatamente este o caminho seguido pela Padaria Portuguesa. O objetivo da campanha foi despertar a consciência para a vasta oferta de produtos saudáveis, orgânicos e sustentáveis.

JCDecaux, parceiros na criação de Brand Awareness

Na JCDecaux, ajudamos as maiores marcas de Portugal a criar Brand Awareness. Criamos experiências personalizadas de publicidade na rua, icónicas e verdadeiramente memoráveis, que oferecem interação real com o público e produzem relações duradouras.

Entre em contacto com a nossa equipa para saber o que podemos fazer pela sua marca.

Publicado em Tendências