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Muita energia, criatividade e impacto. Estas foram as 5 melhores campanhas Out-of-Home em maio, e nós já temos saudades.

Maio já terminou, mas estas 5 campanhas vão ficar durante muito tempo na memória de quem as viu. Da surpresa que a Volkswagen tinha reservada para o Dia da Energia, até à aterragem que a Biossance fez nos aeroportos do nosso país, estas foram as marcas que estiveram em destaque no Out-of-Home (OOH) no mês passado.

1. Dia da energia, choque com a tradição

 

  • Desafio: celebrar o Dia da Energia e reforçar o compromisso com a sustentabilidade
  • Onde: centros comerciais, áreas de serviço, aeroportos
  • Formatos: digital
  • Setor: automóvel


Todos os anos, o Dia da Energia, celebra-se a 29 de maio com o objetivo de alertar para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. Mas este ano foi diferente.

A Volskwagen tinha um plano muito especial para assinalar a data e reforçar o seu compromisso com a transição energética. De surpresa, esteve em exclusivo em todos os ecrãs digitais da JCDecaux – e são mais de 254 de norte a sul do país. Quem passou nos principais Centros Comerciais, Aeroportos e Áreas de Serviço não ficava indiferente. O apelo dos vídeos de alta resolução, cuidadosamente pensados para reter a atenção e o foco, e as mensagens que desafiavam todos a tomarmos um papel ativo na transformação, fizeram a diferença.

Foi o primeiro takeover Digital Out-of-Home (DOOH) dos nossos suportes, em que uma marca “assumiu” o controlo por um dia completo destes formatos. Mas não será o único. Já estamos a planear os seguintes – e a sua marca pode participar. Entre em contacto para saber como o pode fazer.
 

2. Biossance, despertar os sentidos

 

fotografia no aeroporto de lisboa de uma campanha

  • Desafio: comunicar o lançamento da marca em Portugal
  • Onde: aeroportos de Lisboa  e Porto e Ruas de todo o país 
  • Formatos: estático e digital
  • Setor: Dermocosmética


A publicidade em aeroportos é uma forma única de impactar audiências de elevado poder de compra. Os aeroportos são espaços com um ambiente cuidado em que os passageiros têm tempo para explorar, conhecer e experimentar, com elevada recetividade. É aqui que veem, muitas vezes pela primeira vez, novos formatos, conceitos, e mensagens, que não encontram em mais nenhum local. Motivos mais do que suficientes para levar Biossance a escolher esta solução para dar as boas-vindas ao mercado português.

Selecionamos uma grande diversidade de suportes estáticos e digitais, como videowalls, colunas digitais e até um enorme banner suspenso mesmo na principal área comum do aeroporto de Lisboa. Para além de tudo isto, as criatividades foram colocadas nos corredores mais movimentados, para acompanhar quem passava ao longo do caminho. Assim, da aterragem à saída do aeroporto, e da entrada à descolagem, a Biossance tornou-se parte da vida de quem em maio passou por Portugal.
 

3. Sketchers – comunicação XXL

 

  • Desafio: tornar o lançamento da nova coleção inesquecível
  • Onde: Lisboa
  • Formatos: Grande Formato - Empena 
  • Setor: moda


A Skechers, uma das maiores marcas de calçado do planeta, tem um longo passado de irreverência. Foi esta veia diferenciadora que lhe permitiu fazer face a gigantes estabelecidos no setor, e abrir milhares de lojas por todo o mundo em poucos anos.

Por isso, foi sem surpresa que escolheram o meio de comunicação outdoor mais impactante de Portugal – o Grande Formato - para comunicar a nova coleção. Com uma criatividade desenhada para marcar, com cores vibrantes e inesquecíveis, e uma empena de grandes dimensões em pleno centro de Lisboa, esta campanha tinha tudo para correr bem – e correu mesmo.

Impossível de ignorar, a imagem gera um estímulo visual imediato, adequado ao público-alvo, à distância de leitura, ao formato e à localização escolhidos. De forma resumida, é a aplicação práticas das melhores práticas de criar uma campanha impactante.

empena na avenida das forcas armadas em lisboa

4. Fixando, comunicar sem inventar

 

  • Desafio: reforçar o posicionamento da marca
  • Onde: Lisboa e Porto
  • Formatos: Mupis, abrigos de autocarro
  • Setor: online

 

campanha de ooh nas ruas de lisboa


Já começou uma obra em casa que não conseguiu acabar? Já tentou fazer uma mudança até se aperceber que afinal era preciso uma equipa? Não é o único. É para resolver situações como estas que existe a Fixando. Limpezas, mudanças, manutenções, aulas – tudo somado, são mais de 1.200 serviços numa plataforma online muito fácil de utilizar. Só há um problema: como se comunica esta enorme diversidade, a clientes por todo o país?

A mensagem escolhida não podia ser mais simples – “se não sabe, não invente”. Um conselho que a marca dá a todos os que visitam a plataforma e que aplica à sua própria comunicação. Por isso, escolheu os maiores meios de massas: MUPIs e abrigos de autocarro, nas principais artérias das maiores cidades do país.

O resultado foi uma campanha icónica, que contou até com publicidade colocada “ao contrário”, colocada assim propositadamente, para recordar quem passava da importância de contar com um especialista. E a comunicação da sua marca, conta com especialistas para dar o apoio necessário? Veja como a nossa equipa criativa faz a diferença, aqui.

5. Padaria portuguesa, publicidade com saber intenso

 

  • Desafio: comunicar a oferta sustentável da marca
  • Onde: Lisboa e Porto
  • Formatos: Grande Formato e Mupis 
  • Setor: alimentação


A Padaria Portuguesa é conhecida pelas refeições deliciosas, pequenos-almoços nutritivos e um café intenso. Mas em maio, a marca fez uma pergunta simples que pôs milhares de portugueses a pensar: “sabe o que anda a comer?”.

campanha outdoor padaria portuguesa lisboa

Com um design clean e impactante, e uma mensagem de sustentabilidade e saúde colocada em billboards nas vias mais movimentadas do país, a marca despertava assim a consciência para um facto essencial, mas muitas vezes ignorado – o que comemos importa. E comunicou de forma totalmente original a sua vasta oferta de produtos saudáveis, orgânicos e sustentáveis.

O que tornou estas 5 campanhas tão especiais? A diferença não está apenas na repetição da mensagem, aspeto fundamental para que seja recordada. Está também nas localizações escolhidas, na qualidade dos materiais e na dimensão dos painéis.

Na criatividade das soluções e nos detalhes, como a resolução dos ecrãs, que maximizam o impacto. E se uma destas fosse a sua marca? Entre em contacto com a nossa equipa de especialistas.

Publicado em Atualidade