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OOH, DOOH e MUPI são alguns dos conceitos de comunicação exterior mais conhecidos para as marcas e consumidores, e fazem parte do dia-a-dia de milhares de pessoas. Mas, afinal, o que significam?
 

A comunicação exterior faz-se de muita criatividade, rigor e impacto – e de alguns termos que, à primeira vista, podem parecer difíceis de compreender. Na realidade, conceitos como OOH, DOOH e MUPI são muito simples e representam alguns dos formatos de comunicação mais familiares dos portugueses. Descubra o que significam e quais as características e vantagens de cada um.

O que é o OOH ou Out-of-Home?

A comunicação Out-of-Home (OOH) é um termo abrangente que se refere a todas as formas de publicidade exterior. Permite captar a atenção de pessoas ao longo do seu dia-a-dia, seja nas compras, a ir para o trabalho ou enquanto viajam ou passeiam pelas cidades. Apresenta-se nos mais variados meios, como na rua, em aeroportos, em centros comerciais, em áreas de serviço e nos transportes públicos, e assume diferentes formas – dos tradicionais Mupis aos impressionantes Grandes Formatos, passando pelos muito úteis abrigos de autocarro.

Com cobertura nacional e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem a comunicação OOH em mobiliário urbano conseguem um impacto inigualável. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição chegam a milhares de pessoas todos os dias. A inovação contínua permite que o OOH, seja possível segmentar escolher as localizações e até adaptar as criatividades em função dos objetivos de cada marca.
 
Por exemplo, as marcas que pretendem alcançar um público urbano com alto poder aquisitivo podem selecionar redes com as melhores localizações para esse efeito. Ou, em alternativa, optar por locais para impactar os consumidores nos momentos que antecedem a compra. Ou, ainda, selecionar as faces mais próximas dos locais onde o público-alvo trabalha, vive e se movimenta. Tudo depende dos objetivos de cada marca.

As nossas soluções de Comunicação OOH estão localizadas estrategicamente nas principais cidades do país e em múltiplos pontos de contacto. Trabalhamos com designers e arquitetos de renome mundial para conseguir uma imagem sofisticada e assegurar que os nossos formatos e a paisagem urbana convivem de forma harmoniosa. E insistimos em manter níveis de exigência elevados no que toca à manutenção e supervisão dos nossos serviços colocando sempre a qualidade em primeiro lugar.

O que é o DOOH ou Digital Out-of-Home?

O Digital Out-of-Home (DOOH) é um tipo de Comunicação OOH que se caracteriza pelos ecrãs digitais, que permitem distribuir conteúdo publicitário de forma remota e em tempo-real. As principais vantagens deste formato são o maior alcance e impacto visual, a possibilidade de passar várias mensagens e criatividades em função de variáveis como o momento do dia, e até criar estratégias interativas. As campanhas DOOH têm mais agilidade no período de tempo da campanha, podem recorrer a múltiplas criatividades e também oferecer uma experiência mais imersiva ao público-alvo.
Foi o que levou, por exemplo, a marca de luxo Dior a escolher esta solução. Com a concorrência a competir pela atenção de potenciais consumidores, era necessário um novo conceito de comunicação, uma forma de se destacar. Para impactar o público-alvo nos instantes que precedem as decisões de compra foram escolhidos os principais Centros Comerciais do país, onde os produtos da marca estão à venda. Desta forma, quem passava não pode deixar de reparar na campanha digital em formato vídeo, e no sentimento de luxo e exclusividade que caracteriza a marca.

Para as cidades, os painéis digitais podem oferecer soluções customizáveis que conseguem entregar uma grande variedade de mensagens em tempo real - como o clima, o trânsito, a agenda cultural e alertas. Por exemplo, uma marca que comunique nos aeroportos consegue dar as boas-vindas aos passageiros que saem de determinado voo, e através dos painéis digitais podemos customizar a comunicação em várias línguas, consoante o país de origem de cada voo.

Graças ao seu design e à sua visibilidade, as plataformas digitais da JCDecaux geram impacto em cidades, centros comerciais ou áreas de serviço. Podem também responder ao meio envolvente, e estar ligadas a redes sociais. Os digitais são igualmente uma forma de mostrar conteúdos atualizados relacionados com temáticas universais, como o entretenimento, a cultura e notícias.

Somos líderes mundiais em soluções digitais, fruto de mais de 15 anos de experiência, pesquisa e desenvolvimento. Até à data, temos uma rede de mais de 50 mil digitais em mais de 40 países.

O que são MUPIS?

O MUPI – acrónimo de Mobiliário Urbano Para Informação - é o tipo de mobiliário urbano mais comum em todo o mundo e o mais antigo, destinado à Comunicação Out-of Home, cujo suporte tem a dimensão padrão de 1200 x 1750 mm. O Mupi pode contar com um sistema rotativo que permite comunicar várias campanhas ao mesmo tempo.

É um equipamento de comunicação de linhas apelativas, únicas, harmoniosas e funcionais. Na JCDecaux Portugal, os Mupis são um autêntico reflexo do espaço onde está inserido, ou seja, estão em imersão com o ambiente envolvente. A versatilidade dos Mupis torna-os especialmente adequados para comunicar mensagens muito diferentes – sempre com máximo impacto e atenção.

Entre os vários formatos disponíveis de Comunicação OOH e DOOH escolhemos o Mupi por ser o formato com mais anos de existência.
Foi em Mupis Digitais que a Galp decidiu  comunicar a solidariedade com o povo Ucraniano. Aproximadamente pela mesma altura, a ONI escolheu mupis de rua para comunicar uma notícia muito diferente – a chegada da rede 10G a Portugal. Em MUPIs e abrigos de autocarro, em localizações estratégicas em Lisboa, e com cores vibrantes que não deixavam ninguém indiferente, a Oni pôs milhares de pessoas a pensar no potencial desta inovação – e marcou uma posição inesquecível num mercado competitivo.

Estes são 3 dos principais conceitos associados à publicidade exterior, que se destacam pelo seu impacto, capacidade de se relacionar com a audiência, inovação permanente e localizações estratégicas. São o fruto de um trabalho incansável de toda a equipa da JCDecaux, do design à implementação, sem esquecer a manutenção ou logística. E da visão das marcas que escolhem estes formatos para estar mais presentes na vida de tantas pessoas.

Criar campanhas Out-of-Home (OOH) inesquecíveis está ao alcance de todas as empresas, em qualquer setor ou dimensão. Contacte a nossa equipa de especialistas para saber o que podemos fazer pela sua marca.

Publicado em Actualidade