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O funil de marketing é a arma secreta dos gestores de marketing para aumentar vendas e melhorar a experiência dos clientes. Descubra em que consiste e como implementar na sua empresa.

O funil de marketing é uma ferramenta essencial para aumentar as vendas, melhorar a experiência dos clientes, e aumentar a fidelização. Descubra em que consiste, como implementar na sua empresa de forma prática, e como as soluções da JCDecaux aumentam a eficiência comercial.

O que é um funil de marketing?

Um funil de marketing é a sequência de etapas que um utilizador segue desde a primeira vez que entra em contacto com uma marca, até ser um cliente fiel.  Resume as etapas principais que transformam leads, ou clientes potenciais, em clientes recorrentes da marca. É o conjunto de interações entre utilizadores e a empresa, e que, passo-a-passo, guiam a pessoa em direção ao objetivo final, seja uma venda ou qualquer outro.

Regra geral, o funil de marketing tem três macro etapas principais: awareness ou consciencialização, interação e conversão – que podem ser infinitamente subdivididas. Na primeira fase, o cliente toma conhecimento da oferta da marca. Na fase de interação, terá um primeiro contacto com um membro da equipa, ou com conteúdos disponíveis online. Por fim, na 3ª fase, a conversão, a lead torna-se cliente (ou utilizador) graças a uma ação concreta.

Foi precisamente a pensar nesta última etapa que a LaCollection criou uma campanha inovadora no aeroporto de Lisboa, para comunicar uma exposição baseada inteiramente em NFT ou Non Fungible Tokens, certificados digitais de autenticidade utilizados para provar a posse de ativos digitais. Um lançamento original, comunicado com uma solução de comunicação impactante.

Quando a Benetton escolheu os nossos formatos, tinha um objetivo muito diferente: atuar na fase inicial do funil de marketing, para captar a atenção de mais leads potenciais. Para isso, foram selecionadas localizações a dedo para incluir apenas os locais de maior visibilidade, nas principais artérias de Lisboa e Porto. Os formatos escolhidos – mupis e abrigos de autocarro – fizeram o resto. Com uma combinação única de localização e formato, milhares de portugueses ficaram a conhecer a nova imagem da Benetton, cuidadosamente otimizada pelas nossas ferramentas para maximizar o impacto.

O funil de marketing é a representação gráfica deste processo – aliás o termo deriva precisamente da forma em funil com que costuma ser apresentado. Neste mapa, são visíveis as ações mais comuns do cliente em cada fase, os seus pain points, e as atividades que a marca desenvolve em cada etapa.

Porque é importante construir um funil de marketing?

O principal objetivo do funil de marketing é ajudar as marcas a atingir objetivos quantificáveis, como o aumento de vendas, de subscrições de uma newsletter ou downloads de uma aplicação. Ter um funil de marketing atualizado ajuda a perceber em que estado se encontra cada cliente e a criar estratégias direcionadas para os levar a esse objetivo final.

De forma resumida, o funil de marketing ajuda a compreender as motivações dos clientes – ou seja, o que os faz avançar para o próximo estágio. Estes insights permitem que invista nas atividades de marketing certas, crie as mensagens mais relevantes e transforme mais clientes potenciais em reais.

Há ainda uma outra vantagem da criação de um funil de marketing, que é muitas vezes ignorada. Este é o primeiro passo para a normalização de processos, que facilita a formação da equipa e torna os processos escaláveis. Por exemplo, esta ferramenta permite que pessoas diferentes na equipa de marketing tenham orientações claras sobre como lidar com os clientes em cada fase.

Quais são as etapas do funil de marketing?

Existem várias formas de representar o funil de marketing, consoante a importância que cada fase do processo tiver para a equipa. Mas há 3 etapas que devem estar sempre presentes: awareness, interação e decisão.

1. Awareness

O primeiro passo do funil de marketing é a geração de awareness ou tomada conhecimento de um produto ou serviço. Este primeiro contacto pode advir de publicidade Out-of-Home, redes sociais e até mesmo passa-a-palavra. Talvez o cliente tenha visto uma marca num suporte publicitário a caminho do trabalho, ou nas compras, ou enquanto esperava pelo autocarro. Este é o primeiro contacto  - a primeira impressão – com a sua marca.

A comunicação Out-of-Home (OOH) é uma ferramenta essencial para gerar Awareness. Este é um termo abrangente que se refere a várias formas de publicidade exterior e capta a atenção de pessoas ao longo do seu dia-a-dia, seja nas compras, a ir para o trabalho ou enquanto viajam pelas cidades. Apresenta-se nos mais variados meios, como na rua, em aeroportos, em centros comerciais e nos transportes públicos, e assume diferentes formas – dos tradicionais MUPIS aos impressionantes Grandes Formatos.

2. Interação

Depois de os clientes potenciais terem tomado conhecimento sobre a marca, vão formar uma opinião. Para isso, os clientes avaliam o problema que estão a tentar resolver e comparam várias opções para garantir que a sua solução é a melhor. Com mais informações sobre a empresa, os clientes em potencial avaliam características, comparam preços, analisam as opiniões de outros clientes.

Também aqui a publicidade outdoor é essencial – com informação concreta e clara, que comunique de forma inequívoca os principais argumentos de cada marca num momento oportuno. Por isso são tão importantes ferramentas como o Créaction ou Creative Heatmap que permitem testar e simular o impacto das campanhas num ambiente realista em 3D e perceber os pontos das criatividades que devem ser melhorados – antes da campanha ser implementada.

3.Conversão

No final, tudo se resume a esta etapa: se o cliente em potencial faz uma “compra” ou não. Mas se não fizer, não é motivo para desistir porque o negócio não estará perdido para sempre. Pode criar campanhas de incentivo para tentar reconquistar o cliente. Por exemplo, para impactar o público-alvo nos instantes que precedem as decisões de compra muitas marcas optam por comunicar nos principais Centros Comerciais do país, onde os seus produtos estão à venda. Desta forma, quem passa não pode deixar de reparar nas campanhas e considerar a compra.

Estes são os passos principais do funil de marketing, em que a maioria dos potenciais clientes se encaixa. A maioria das empresas opta ainda por personalizar o funil de marketing à sua realidade, com mais ou menos etapas. 

JCDecaux, dinamize o funil de marketing

Na JCDecaux, sabemos a importância que um funil de marketing bem definido e otimizado pode ter para uma empresa, seja qual for a sua dimensão.

Por isso, criamos novas soluções de comunicação Out-of-Home que captam a atenção de um público-alvo muito diversificado, nas melhores localizações do país. E acompanhamos os anunciantes em cada passo do funil de marketing com soluções especializadas, para garantir impacto.

Entre em contacto com a nossa equipa especializada e comece hoje a desenhar a sua próxima campanha com impacto.

Publicado em Tendências