Estas foram as marcas que levantaram voo nos últimos meses em direção a uma maior notoriedade e impacto. Para isso, escolheram comunicar no aeroporto de Lisboa que recebe quase 30 milhões de passageiros por ano, com elevado poder de compra e no estado de espírito certo para descobrir novidades. Descubra quais foram as melhores campanhas e como cativaram quem passava.
1. Biossance, uma aterragem perfeita
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O aeroporto de Lisboa é de longe o mais movimentado do nosso país. Por si, recebe mais passageiros do que todos os restantes aeroportos somados. É o primeiro contacto e a última despedida para muitos portugueses e visitantes, e um símbolo do nosso país. É também o maior aeroporto nacional, em área, oferta comercial, número de restaurantes – e oportunidades de comunicação.
Em 2022, poucas marcas tiraram tanto proveito desta diversidade como a Biossance. A marca escolheu o aeroporto porque, como muitos passageiros, acabava de “aterrar” no nosso país. A estreia, um exclusivo da Perfumes & Companhia, foi marcada por esta campanha que cobriu áreas muito distintas, das Chegadas às Partidas, passando pelos pontos de acesso como recolha de bagagem ou mesmo na proximidade de lojas. A Biossance impactou assim quem passava pelos seus cartazes físicos e ecrãs digitais de última geração. O resultado foi uma das campanhas mais marcantes de 2022.
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2. Web Summit, tecnologia logo à chegada
A edição de 2022 da Web Summit voltou a celebrar-se em Lisboa e recebeu 70.000 participantes provenientes de 160 países. Para assistir ao maior evento de tecnologia do mundo, muitos visitantes passaram obrigatoriamente num ponto central – o aeroporto de Lisboa.
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Para colocar quem chegava no espírito certo, era necessária uma saudação que igualasse o nível de disrupção da WebSummit: nada menos do que as várias soluções digitais JCDecaux, estrategicamente colocadas no aeroporto, e principais acessos. Para além disso, também o interior do evento e os principais centros comerciais da cidade foram decorados com a imagem do evento.
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Foi assim que, no início de novembro, quem passava na praça central das chegadas, por exemplo, era recebido com um enorme logotipo 3D da WebSummit. Para Philippe Infante, diretor-geral da JCDecaux Portugal, “a presença no Web Summit é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo o trabalho de transformação digital que implementamos e realçar o poder dos nossos departamentos de dados e programática no mercado da publicidade exterior”.
3. Vodafone, desafiar a voar mais alto
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Em 2022, a Vodafone fez parte das viagens de quem passou pelo aeroporto de Lisboa. Para comunicar as vantagens de soluções de telecomunicações de última geração a uma audiência vasta e multicultural, escolheu uma das zonas mais premium do aeroporto de Lisboa. O check-in, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, e cuja decoração desafiava quem passava a experimentar as infinitas possibilidades de comunicação, potenciadas pela tecnologia.
Por cima dos balcões de check-in, ao longo de dezenas de metros e visível a grande distância, liam-se mensagens que desafiam quem passava a “voar” mais longe. Um painel de grandes dimensões, um local de passagem muito movimentado e uma mensagem que não deixa ninguém indiferente – ingredientes de sucesso para qualquer campanha eficaz. A iniciativa reforçou o papel da Vodafone enquanto operador global de comunicações, que oferece aos seus clientes uma experiência completa, independentemente do País onde se encontram.
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Um aeroporto oferece inúmeras opções de comunicação disruptiva, com vários acessos, locais de passagem e zonas de espera. A JCDecaux é líder mundial em publicidade em aeroportos, com presença em mais de 150 aeroportos e 38 países com soluções que elevam a experiência dos passageiros e criam campanhas incomparáveis. Entre em contacto com a nossa equipa para saber como podemos fazer a sua marca levantar voo.