Já se vislumbram tempos de pós-pandemia e, consequentemente, a vontade de viajar e de programar férias voltam a estar nos planos das pessoas. De acordo com a European Travel Comission, 68% dos europeus admitiu ter planeado viajar entre julho de 2021 e janeiro de 2022, sendo que 57% afirma que o Certificado Digital COVID da EU veio facilitar este planeamento.
O maior desejo, associado ao ato de viajar, por parte dos consumidores, relaciona-se com férias de lazer, sendo que 53% declara já ter ido, ou estar a preparar, viajar para um país europeu nos próximos seis meses.
Segundo o relatório institucional da JCDecaux Airport “Airports: Open for Business” (2019), a nível sociodemográfico os passageiros nacionais mais ativos são:
- 61% homens (mais frequente entre 35 e os 44 anos) em Lisboa;
- 51% mulheres (mais frequente entre 25 e 34 anos) no Porto;
- 53% homens (mais frequente entre os 35 e os 44 anos) na Madeira;
- 56% mulheres (mais frequente entre os 35 e os 44 anos) em Ponta Delgada.
Através de estudos realizados em vários aeroportos, sabe-se que os comportamentos de consumo mais comuns, baseados na publicidade em aeroportos são:
- “Shopaholic” – consumidores com poder de compra que gostam de consumir de forma geral, e apreciam fazê-lo em ambientes como aeroportos ou centros comerciais;
- “Price Seekers” – consumidores que se sensibilizam para a compra através do preço associado ao objeto ou serviço anunciado;
- “Minimalist” – consumidores que apreciam saber as vantagens e desvantagens do bem de consumo anunciado;
- “Convenience” – consumidores que adquirem objetos de consumo devido à sua conveniência associada, i.e., não tenham de perder muito tempo no processo de aquisição ou deslocarem-se muito para o obter o que pretendem.
Assim, a comunicação nos aeroportos demonstra ser uma estratégia promissora para as marcas, pois estar presente onde grandes audiências de consumo se encontram diariamente, nunca foi tão importante.
Publicidade em aeroporto: uma valiosa audiência de consumo
A publicidade nos aeroportos é um meio de comunicação eficaz para marcas que desejam estar em contacto com consumidores que apresentem um estado mais recetivo à sua mensagem, por via de awareness, pela sua maior prontidão para a compra, e pelo tempo médio que passam no aeroporto (cerca de 3 horas). Sabe-se que:
- 78% dos passageiros gostam de comprar no aeroporto;
- 77% dos passageiros prestam atenção à publicidade no aeroporto;
- 67% dos visitantes esperam ver e comprar marcas internacionais;
- 85% apreciam ver publicidade no aeroporto.
Assim, quais são as principais razões que as marcas devem reter, de forma a justificar o investimento em publicidade nos aeroportos? Segundo a JCDecaux:
- É uma comunicação que alcança passageiros recetivos, animados e positivos para o consumo;
- A comunicação é feita para um público-alvo, dos quais, 70% gosta de consumir produtos/serviços de marcas internacionais, ou que dificilmente encontram em comércio local. Áreas como luxo, beleza e eletrónica são, por norma, as mais beneficiadas;
- O ambiente de aeroporto ajuda a criar uma maior perceção de prestígio, confiança e luxo associada às marcas;
- A publicidade em aeroporto torna-se um foco de atenção inevitável, conseguindo assim aumentar ainda mais o brand awareness;
- A publicidade em aeroporto aumenta consideravelmente a receita das marcas, com crescimentos a rondar +200%, comparativamente com publicidade noutros locais;
- As campanhas são visualizadas por um público desejável, com previsão para aumentar nos próximos anos. Segundo o IATA, prevê-se para 2037 a presença de 8,2 biliões de passageiros aéreos.
Pensamos em comunicação, no ambiente aeroporto, à medida para a sua marca
A comunicação OOH (Out-of-Home), na vertente de publicidade nos aeroportos, vem assinalar um favorável complemento a outras campanhas desenvolvidas pelas marcas através de estratégias de marketing digital.
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