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Google, Amazon, Facebook e Apple são as empresas que compõem a sigla GAFA e são também os mais recentes gigantes tecnológicos e digitais a escolher a comunicação outdoor. Descubra porquê.

São as maiores empresas de tecnologia do mundo. Criaram produtos extraordinários que milhões de pessoas usam todos os dias. Têm uma enorme quantidade de dados disponíveis sobre os seus utilizadores que permite criar campanhas digitais altamente segmentadas, e um modelo de negócio que assenta na venda de publicidade digital. Mas Meta (Facebook), Google ou Amazon escolhem suportes de publicidade exterior no momento de comunicar as suas próprias soluções. Porquê?

1. Amazon, a comunicar em prime time

 

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Poucas empresas simbolizam de forma tão clara o potencial de crescimento, ambição global e capacidade de inovação como a Amazon. Mas esta não é propriamente uma marca “nova” – afinal, (sobre)viveu à primeira bolha da internet, e ganhou uma atitude cautelosa e pragmática, que evita modas e se foca no que efetivamente traz resultados.

Como anunciante, a Amazon manteve sempre este mindset: converter. Suportada numa vastíssima quantidade de dados sobre os seus utilizadores, seria fácil criar uma estratégia segmentada no digital, cobrindo uma enorme gama de canais. Em vez disso, apostou numa das mais disruptivas campanhas de outdoor de setembro, com a JCDecaux Portugal.

O objetivo não podia ser mais simples: criar uma campanha forte para obter a máxima cobertura em contextos selecionados. Para anunciar a nova série “Anéis do Poder”, que já é a maior estreia de sempre na plataforma, escolheu os nossos Grandes Formatos que foram fazendo desfilar por Lisboa as personagens principais da saga. Foi assim que reis, elfos e feiticeiros animaram as ruas, numa iniciativa impossível de passar despercebida.

Uma nova campanha, criatividade inesquecível, comunicação fora da caixa. Estes foram sempre os ingredientes de uma comunicação de sucesso, seja qual for o setor ou a dimensão da empresa. Mesmo a mais bem-sucedida marca de e-commerce, com acesso a dados de milhões de utilizadores, entende que o sucesso passa por a sua proposta de valor ser reconhecida por todos.

2. Google, o gigante inquieto

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Cerca de 90% de todos os dados que existem atualmente foram criados apenas nos últimos dois anos. Só a Google processa cerca de 40.000 pesquisas por segundo – com tendência para aumentar. De ferramentas de pesquisa aos mapas, notícias, email ou videochamadas, até aos sistemas operativos que equipam milhões de smartphones, o impacto da Google no dia-a-dia é inquestionável.

Tal como a Amazon, a empresa dispõe de uma vasta coleção de dados que poderia alavancar numa campanha digital. Mas, tal como a Amazon, optou por investir em formatos Out-of-Home, alguns dos quais já existiam muito antes de existirem algoritmos, internet ou mesmo computadores. Mas esta campanha não se limitou aos tradicionais MUPIs ou outras soluções de mobiliário urbano: contou também com Seniores (8m2) e painéis digitais de última geração nas melhores localizações de Lisboa, numa mistura de alcance e tecnologia sem precedentes.

O motivo é explicado pela própria Google: “O Digital Out-of-Home é uma opção cada vez mais popular que traz o melhor da tecnologia digital para um meio de publicidade tradicional. Isto ajuda as marcas a envolver os consumidores nos momentos em que tomam decisões importantes ou realizam certas ações, como entrar num Centro Comercial ou esperar na caixa do supermercado.”

O sucesso da iniciativa foi tal que a Google estabeleceu uma parceria com a JCDecaux em vários países para alargar a sua rede de Display Ads (os anúncios que aparecem em sites parceiros) também aos nossos suportes. Desta forma, os anunciantes que compram anúncios ao gigante digital podem optar por também os apresentar na rua, tal como já o fazem no digital. Com um único clique, é agora possível mostrar anúncios em ecrãs de todos os formatos e dimensões, dentro e fora de portas.

3. Facebook (Meta) com um novo objetivo

 

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A Meta (Facebook) protagonizou uma das campanhas mais reveladoras das grandes mudanças no setor da comunicação. Nada menos do que a criatividade num enorme painel outdoor, a promover as vantagens das suas ferramentas digitais de anúncios segmentados. A empresa escolhia assim painéis de comunicação com mais de 50 anos para pedir aos seus anunciantes para investirem no digital.

Também na imprensa nacional, foi notório como o Facebook aumentou a sua presença com uma campanha focada em sublinhar como a publicidade digital é importante para estabelecer e fazer crescer pequenos negócios.

Contrassenso? Nem por isso. Trata-se de uma atitude de pragmatismo, em que os resultados falam mais alto do que os canais escolhidos. Mas talvez o melhor ainda esteja para vir. Existem rumores sobre a possibilidade da expansão destes formatos de comunicação também ao Metaverso – uma espécie de mundo virtual com todos os pormenores das cidades que conhecemos. Fala-se de Billboards, MUPIs e Empenas, em que as viagens de e para o trabalho, para ir às compras ou visitar os amigos serão uma realidade – mas virtual.

Da ficção científica da Amazon Prime, à Realidade Virtual da Meta, sem esquecer o potencial de disrupção da Google, os gigantes tecnológicos não são imunes ao poder de alcance das soluções de comunicação de exterior. Estes são apenas alguns exemplos a que se juntam muitas outras marcas como HBO Max, Netflix, Vodafone ou NOS. Todas são players líderes no mundo digital, e que escolhem comunicar com publicidade exterior. Todos sabem que os dados, mundos virtuais e até as plataformas de streaming não subsituem a interação humana, o contacto real e o impacto de um painel de grandes dimensões, no sítio certo.

E a sua marca, que planos tem para a próxima campanha? Entre em contacto com a nossa equipa para saber como podemos ajudar

 

Publicado em Tendências