Menu
Estas foram as campanhas que marcaram 2022 pela criatividade, localização e impacto. E há um fator comum a todas.

O novo ano está a começar e traz enorme expectativa para o que aí vem. Mas esta é também a altura de olhar para trás e recordar as melhores e mais criativas campanhas do ano que termina. Com uma imagem marcante, localizações escolhidas a dedo e um nível de personalização que não deixa nenhum detalhe de fora, estas são as 5 marcas que mais se destacaram nas soluções JCDecaux – e o fator comum a todas.

1. Century 21, a maior campanha Out-of-Home de sempre em Portugal

Comunicação hiperlocal, segmentada e impactante. Assim foi a maior campanha de publicidade exterior alguma vez vista a nível nacional lançada pela JCDecaux e pela Century 21 e que fez parte da vida de milhares de portugueses em 2022. Foi um “takeover” de vários suportes com 86% de cobertura nacional, mais de 5.600 faces em mupis e abrigos de 2m2, uma rede de Seniores com 185 equipamentos de 8m2 e presença em soluções digitais nos principais Centros Comerciais, Aeroportos e Ruas do país.

Ricardo Sousa, CEO CENTURY Iberia 21, destaca a sintonia entre os objetivos desenhados para a campanha e o propósito da marca, num contexto de grande mudança do mercado imobiliário. “As dinâmicas são cada vez mais de bairro e cada bairro tem uma vida muito própria. Esta campanha permitiu criar uma mancha nacional nunca vista, aproximando a marca das pessoas, e potenciando as suas atividades e relações locais.”

 

2. Volkswagen, a campanha mais digital de 2022

 

Por falar em “takeovers”, a comunicação em 2022 fica marcada por uma outra campanha que surpreendeu Portugal em pleno Dia da Energia, celebrado anualmente a 29 de maio, para promover um uso mais racional e sustentável deste importante recurso. Para assinalar a data, a Volkswagen garantiu presença de forma única e exclusiva em todos os ecrãs digitais JCDecaux. Com 100% de share of time, uma comunicação icónica e diferenciadora em mais de 250 ecrãs digitais, esta foi uma iniciativa que se destacou nas principais avenidas, centros comerciais e áreas de serviço do país. Foi também a montra para o plano “Way to Zero”, o objetivo de descarbonização da Volkswagen.

dia da energia volkswagen campanha jcdecaux

Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal, destacou os paralelismos entre esta campanha e o movimento de transformação do meio OOH para o digital, contribuindo para uma economia circular cada vez menos dependente do carbono.  “Este movimento responde às novas necessidades do mercado e acompanha as tendências de consumo, estando assente em três pilares: inovação dos equipamentos, sustentabilidade e proteção do meio ambiente e flexibilidade das soluções de comunicação”.

3. Beefeater, criatividade refrescante

beefeater jcdecaux campanha

No ano passado em pleno verão, as ruas de Lisboa e de Braga despertaram com um ar mais fresco e renovado. A decorar os abrigos de passageiros, via-se bem longe a imagem Beefeater Zesty Lemon, iluminada com LEDS de luz amarela intensa. A decoração que cobria as paragens era composta por ramagens de limoeiro e limões artificiais, e convidava os consumidores a entrar nesta mancha de cor e a conhecerem a nova bebida.

Entre as ramagens, o abrigo tinha também um dispensador de aroma a limão, que se ativava a tempos, com o objetivo de criar uma experiência totalmente imersiva. Com o cheiro característico do limão e uma decoração refrescante, esta campanha única e diferenciadora teve a capacidade de chegar ao target da marca que procurava algo especial.

campanha jcdecaux e beefeater

De acordo com Gustavo González, coordenador da área de Creative Solutions e Projetos Especiais, na JCDecaux Portugal “Desde que recebemos o briefing da marca, passando pela fase de ideação, desenvolvimento conceptual, execução criativa e até o próprio processo de produção, tivemos sempre em mente a criação de uma experiência única, sensorial e imersiva. Acreditamos que estes abrigos especiais transpõem os sabores únicos desta bebida e reforçam o posicionamento da marca perante os consumidores.”

4. BBVA, relações com futuro

Há praticamente um ano, quem passava na escadaria do Amoreiras Shopping era surpreendido com uma experiência 3D que parecia saída do fundo do mar. Sobre um azul-marinho intenso, via-se o ecossistema marinho que quase parecia mexer-se à medida que se subiam ou desciam as escadas. O significado? É que na Natureza há relações que determinam o futuro, e é precisamente assim que o BBVA gostaria de se relacionar com os seus clientes.

Para reforçar o realismo e criar um efeito tridimensional, foi instalado um painel central no topo da escadaria e um vinil aplicado em todos os degraus. Esta aplicação dava a sensação de emergir com a mensagem deixada pela marca. Ainda neste painel, a marca disponibilizou um QR Code com mais informações sobre a campanha e sobre os produtos – uma forma de incrementar o tráfego para a página web. Através deste formato dinâmico e diferenciador o BBVA criou uma experiência inovadora e eficiente junto de consumidores com elevada intenção de compra – e uma das melhores campanhas de 2022.

4. HBO Max, hello Portugal

 

No que diz respeito ao entretenimento, o ano passado foi marcado pela chegada de um novo gigante ao panorama português. Em março, a HBO Max substituía definitivamente a HBO Portugal, com uma experiência mais interativa e um catálogo reforçado. Para comunicar o lançamento, a marca de streaming escolheu as nossas soluções para criar várias publicidades criativas em diferentes soluções JCDecaux, como empenas, mupis e painéis de grande formato.

Entre as várias campanhas memoráveis, o grande destaque foi para uma criatividade muito especial, em pleno centro da Gare do Oriente em Lisboa. Ao passar, as pessoas eram convidadas a inúmeras atividades relacionadas com os seus filmes e séries preferidos. Em junho, a HBO repetiu a dose e pôs quem passava a sonhar com um enorme billboard numa das zonas mais movimentadas de Lisboa, com alguns dos maiores destaques do (vasto) catálogo. Pouco depois, foi a vez das empenas - painéis que ocupam a totalidade das laterais de edifícios  - que apresentaram ao público alguns dos títulos mais aguardados do ano. Uma estreia em grande.

Estas foram as campanhas que marcaram 2022, pela sua originalidade, impacto, localização e dimensão. Pensadas ao pormenor para refletir os valores de cada marca, as campanhas da Beefeater, BBVA e HBO Max foram assinadas pela área de Creative Solutions da JCDecaux, o departamento que oferece soluções criativas totalmente adaptadas a cada marca, permitindo uma comunicação mais flexível, relevante e eficaz.

Tendo por base as suas diferentes soluções de mobiliário urbano, localizadas estrategicamente nas principais cidades do país, em múltiplos pontos de contacto com audiências urbanas, o departamento de Creative Solutions permite dar maior visibilidade às marcas, de forma a captar a atenção dos consumidores e criar ações únicas e impactantes.

É o resultado de um fator chave, transversal a todas estas marcas: a “mistura única de criatividade e método” como refere Gustavo Gonzalez, coordenador da área de Creative Solutions & Projetos Especiais, na JCDecaux Portugal. “Desde a simples decoração de uma paragem de autocarro, passando por videomapping na fachada de um edifício ou por um mupi selfie tecnológico, até uma bicicleta que se movimenta sozinha num painel com 100 m2. Trabalhamos todos os dias para aportar inovação à marca JCDecaux, mas também para que os nossos anunciantes e os seus consumidores usufruam de experiências duradouras.” Uma inspiração para o novo ano, bem-vindo 2023!
 

Publicado em Atualidade