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Construção de marca e planeamento de campanhas OOH em pontos de venda para alcançar clientes de FMCG.
 
O facto de o público ter cada vez mais consciência da sua saúde representa um desafio para muitos FMCGs que pertencem à indústria dos lanches pouco saudáveis, porque as pessoas estão cada vez menos interessadas em lanches tradicionais pouco saudáveis e mais interessadas em lanches saudáveis. A maioria dos FMCGs é vendida em supermercados, portanto existe uma falta de contacto directo de vendas com o consumidor, ou seja, as marcas têm de alcançar o consumidor antes do ponto de venda. Além disso, factores económicos recentes afectaram os lucros obtidos no sector FMCG; consequentemente, as marcas devem reflectir de uma forma mais estratégica sobre os orçamentos para a publicidade.

Tudo isto representa um desafio para os FMCGs e, como solução, as marcas precisam encontrar formas de se concentrar na construção da marca e de capturar o consumidor no último ponto de contacto; sendo que tudo pode ser melhorado através da publicidade exterior (OOH).
 
Publicidade da Nescafé à porta da Tesco para alcançar os consumidores num ponto de venda em Março de 2017

Globalmente, a confiança dos consumidores melhorou, com um efeito positivo no mercado FMCG. No Reino Unido, por exemplo, cresceu quase 2% no segundo trimestre deste ano e 78% dos consumidores urbanos prevêem gastar no futuro, o mesmo ou mais em produtos de mercearia.
A saúde tornou-se uma parte mais significativa do nosso quotidiano, sendo que um terço das pessoas compram alimentos mais saudáveis este ano em comparação com o ano passado e mais pessoas cozinham refeições do zero, o que significa que são menos propensas a comprar lanches. No entanto, 54% das pessoas pensam em produtos de mercearia quando estão fora de casa, e isto significa que as marcas podem aproveitar essa oportunidade para interagir com os clientes e influenciar as suas decisões de compra.
O OOH fornece uma plataforma eficaz para ajudar as marcas a alcançar clientes no momento da compra. Como 83% das pessoas recordam ter visto publicidade OOH nos últimos 30 minutos antes das suas compras, as campanhas podem ser estrategicamente planeadas para que os ecrãs de publicidade sejam colocados nos locais de venda para exibir a criatividade da marca e para lembrar ao público de comprar o produto.

Como os FMCGs não tendem a vender directamente aos clientes, e quase metade dos produtos alimentares são vendidos em promoção no Reino Unido, as marcas enfrentam uma concorrência feroz. Para que as marcas mantenham os seus clientes neste sector, é vital que aproveitem todas as oportunidades de ter um relacionamento directo com os seus consumidores, concentrando-se na aquisição de clientes e na sustentação da fidelização de clientes.
Para transpor esta questão, as marcas devem concentrar-se no crescimento a longo prazo através da construção da marca. Ao tornar a sua publicidade tão pessoal e orientada para o cliente quanto possível, a lealdade pode ser fortalecida e a sensibilidade ao preço dos produtos da marca pode ser reduzida. Desta forma, a longo prazo, a marca aumentará a sua posição no mercado.

A publicidade serve como uma plataforma multiuso para o FMCG, desde a conscientização até à compra e ao posicionamento da marca num novo mercado. Existe um aumento nas marcas FMCG que lançaram diferentes produtos com sabor, conforme a região, para se ligarem mais pessoalmente com os seus clientes, mostrando um reconhecimento pelo seu país.

Os anúncios OOH dinâmicos e contextuais são outra forma de as marcas anunciarem conteúdo dirigido a diferentes audiências. Os proprietários dos meios autorizam cada vez mais as marcas a comprar campanhas mais contextualizadas para corresponder à procura.
 
Em Outubro de 2016, a Red Bull anunciou um dos seus eventos nos ecrãs digitais dos aeroportos do Dubai e do Reino Unido, gerando conteúdo dinâmico e mensagens contextuais

Os FMCGs enfrentam muitos desafios, desde mudanças nos gostos e hábitos de compra do consumidor, até factores macroeconómicos. O resultado é uma redução nas despesas publicitárias neste sector. Os FMCGs ainda estão a aproveitar ao máximo o OOH, concentrando-se na publicidade em pontos de venda, campanhas de criação de marca e publicidade direccionada para alcançar os seus consumidores.
 

Publicado em Creative Solutions