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A sustentabilidade é cada vez mais importante para consumidores e marcas. Apresentamos cinco campanhas experienciais que ilustram o poder do out-of-home no alinhamento com as novas questões ambientais. 

SUSTENTABILIDADE: uma ONDA em desenvolvimento


A sustentabilidade já não é apenas uma moda – cada vez mais empresas estão a torná-la uma parte essencial da sua estratégia. Com os consumidores mundiais activamente preocupados com questões ambientais e os anunciantes a beneficiar de uma ampla gama de tecnologias e opções criativas, as marcas têm a oportunidade de se ligar com o público sobre um assunto comum e mundial - ajudar o meio ambiente e a sua imagem de marca.

Mais de 80% dos participantes de um recente estudo mundial da Nielsen estão fortemente convencidos de que as empresas deveriam ajudar a melhorar o meio ambiente e declararam-se interessados em fazer acompanhar as suas palavras por actos concretos, apoiando as marcas que demonstram um verdadeiro compromisso com as causas ambientais. Esta paixão pela sustentabilidade não se limita aos millennials: é transversal às gerações, aos géneros e às regiões.
 

Campanha de limpeza do ar da Body Shop

 

OOH: uma SOLUÇÃO DE 360 GRAUS PARA CAMPANHAS ECOlógicas


A publicidade Out-of-Home (OOH) é uma plataforma poderosa para campanhas ecológicas, que aborda assuntos frequentemente discutidos on-line e os introduz no ambiente urbano - proporcionando-lhes um contexto real e permitindo aos anunciantes estimular os nossos cinco sentidos para produzirem um maior impacto.
 

Campanha clean air da BNP Paribas na Estação Marylebone em Londres

 

COMO PODE A PUBLICIDADE OOH UtilizAR A CRIATIVIDADE E A TECNOLOGIA PARA SERVIR CAUSAS AMBIENTAIS? 


As marcas podem aproveitar o poder do OOH através de campanhas que criam experiências imersivas, personalizadas e únicas. Enquanto as marcas costumavam utilizar o marketing ecológico para aumentar a consciencialização sobre questões ambientais nos primeiros tempos em que sustentabilidade se tornou tópico de interesse público, agora é sobretudo utilizado para estimular o comportamento responsável do consumidor. E utilizam as campanhas OOH - com a sua presença real, forte e com um alcance de massa - para impelir esta mensagem.

As marcas podem integrar o digital out-of-home (prevê-se que o DOOH responda por 24% das receitas até 2021) na tecnologia móvel para criar conteúdos dinâmicos (que muda de acordo com as variáveis do ambiente próximo, como o tempo, as notícias em tempo real e os movimentos oculares  dos espectadores), catalisando um mundo de possibilidades experienciais.

O marketing experiencial pode ser particularmente benéfico para campanhas com mensagens ecológicas: os criativos podem utilizar a própria experiência em publicidade para ter um impacto positivo no ambiente envolvente, informando os transeuntes através de iniciativas práticas e em movimento.
As cidades estão cada vez mais ligadas (fisicamente e digitalmente) e oferecem uma grande oportunidade para as marcas se ligarem com o público de forma original. Poderá ser através de activações pop-up, populares por fornecerem encontros e versatilidade únicos.

Seleccionámos cinco grandes exemplos de campanhas OOH com consciência ambiental que estabelecem uma ligação emocional com os consumidores e que têm um impacto positivo no ambiente ao seu redor.
 

Um pouco de ar fresco numa das estações mais movimentadas de Londres


A campanha do BNP Paribas é uma lufada de ar fresco dentro da estação ferroviária de Marylebone, um importante centro de transportes de Londres que combina serviços ferroviários, linhas de metro e itinerários de autocarros. A campanha é o resultado de uma parceria contínua, liderada pelo BNP Paribas com a Airlabs, a Chiltern Railways e a JCDecaux.

O BNP Paribas, cuja sede está localizada a poucos passos da estação, instalou seis sistemas inovadores de filtragem de ar projectados pela Airlabs, que a JCDecaux incorporou no mobiliário publicitário da estação, juntamente com divulgação consistente da marca em toda a estação, para promover a iniciativa.

Os sistemas de filtragem de ar, que receberam excelente retorno dos passageiros, podem reduzir os níveis de poluição dentro da estação em mais de 95%.

Anunciante: BNP Paribas
Local: Marylebone, London
Período: Desde 15 de Outubro de 2018  – em curso
Formato: Mobiliário publicitário “de interior” Indoor advertising furniture
Creative Solution: Especial, técnica, experiencial
 

 

Alimentar as abelhas urbanas: um oásis de cada vez


Em Maio de 2018, no período que antecedeu o Dia Mundial das Abelhas, a A1 Telecom chamou a atenção para uma questão recorrente em paisagens urbanas que muitas vezes é negligenciada: devido ao efeito do aquecimento global no período de floração, no final do Verão os recursos alimentares das abelhas estão frequentemente esgotados. Quando as abelhas passam fome, os humanos também podem passar fome, já que até um terço do fornecimento alimentar mundial de alimentos depende delas.

Para ajudar as abelhas urbanas e aumentar a consciencialização sobre este problema, a empresa de telecomunicações A1 Telekom transformou o coração da capital eslovena Ljubljana numa horta urbana de 3.500 plantas melíferas durante uma semana. Os passantes foram encorajados a levar um dos 12 tipos de plantas dos painéis urbanos para criar o próprio oásis de alimentos para as abelhas numa varanda em casa e ajudá-las até ao Outono.

A campanha também repercutiu nas redes sociais, alcançando mais de 350.000 utilizadores, gerando quase 3.500 interacções e ganhando 88.330 visualizações de vídeos - um óptimo resultado para uma campanha de uma semana, que ilustra como os esforços de marketing on-line e OOH podem apoiar-se mutuamente e como as marcas podem impulsionar o forte envolvimento da audiência com mensagens ecológicas.

Anunciante: A1 Telecom Slovenija
Local: Slovenska cesta
Duração: Verão 2018
Formato: Mobiliário urbano
Solução Criativa: Especial, experiencial
 

Campanha de apoio às árvores urbanas da A1 Telecom Slovenija

 

Separação do lixo a caminho de casa


A Ikea, na vanguarda das campanhas OOH inovadoras e campeã do marketing ecológico, levantou a questão da reciclagem com um abrigo de autocarro personalizado em Praga que chamou a atenção com uma mini-estufa 3D em cima da estrutura.

A estufa, parte da oferta dos retalhistas para os jardineiros urbanos, chamou a atenção para o abrigo de autocarro, ao colocar caixotes para a separação do lixo. Os passageiros à espera do seu autocarro podiam aproveitar a oportunidade para esvaziar os seus bolsos para os ecopontos.

Anunciante: Ikea
Local: Praga, República Checa
Duração: 29 de Março – 11 de Abril de 2016
Formato: Mobiliário urbano
Solução Criativa: Especial, experiencial
 

Abrigo "verde" na campanha ecológica do Ikea

 

Reciclagem de plástico em tempo real na paragem do autocarro


A marca de Surfwear, O’Neill, levou o compromisso com o cliente para um nível mais elevado ao alertar os residentes de Amsterdão para a emergência do plástico com um simples exercício de reciclagem em tempo real.

Um embaixador da marca O'Neill pediu aos transeuntes que tirassem selfies e depois mandassem os seus óculos de sol para um ecoponto. O embaixador explicou que, enquanto garrafas de plástico e óculos de sol são feitos do mesmo material, as pessoas muitas vezes utilizam as garrafas uma vez antes de as mandar para o lixo - o que não fariam com os óculos escuros.

De seguida, o embaixador levou os participantes para um abrigo de autocarro nas proximidades – que incorporava uma câmara e um ecrã para tirar selfies, e uma impressora 3D - onde receberam lembranças tais como mini-pranchas de surf, exemplos inteligentes de possibilidades para os plásticos reciclados.

Anunciante: O’Neill
Local: Amesterdão
Duração: Julho 2016
Formato: Mobiliário urbano
Solução Criativa: Especial, experiencial
 

 

Os abrigos de autocarro purificam o ar no centro de Londres


A Body Shop, que muitas vezes incluiu mensagens ecológicas nas suas campanhas, associou-se à JCDecaux UK, à start-up de tecnologia verde Airlabs e à Maxus para incorporar à sua marca unidades de limpeza inovadoras em três paragens de autocarro no centro de Londres em 2017. O objectivo da campanha foi ajudar a reduzir a exposição dos londrinos ao ar poluído, inspirar outras empresas e principais partes interessadas a se envolverem nos esforços para garantir ar limpo nas cidades e aumentar a consciencialização sobre a tecnologia de purificação do ar disponível.

A campanha ocorreu numa zona que é tanto um marco turístico quanto um centro de negócios, com grandes volumes de passageiros e outros utilizadores. A pesquisa da Airlabs mostrou que o centro de Londres ultrapassou várias vezes os limites legais de níveis de dióxido de nitrogénio naquele ano.

A tecnologia de purificação do ar, perfeitamente integrada nos painéis dos abrigos de autocarro, removeu poluentes e forneceu até 95% de ar mais limpo, ajudando a proteger os passageiros que estão dentro das paragens de autocarro - que estão sob alto risco de exposição à poluição. O ar limpo que a campanha forneceu pôde preencher mais de 80 autocarros todos os dias.

Muitos londrinos desconheciam a poluição do ar na zona, e as obras de arte junto aos filtros de limpeza do ar transmitiam aos transeuntes informações sobre os seus efeitos adversos na saúde e no bem-estar, bem como sobre o efeito de envelhecimento da pele.

Anunciante: The Body Shop
Local: Centro de Londres
Duração: 22 Maio – 18 Junho 2017
Formato: Mobiliário urbano
Solução Criativa: Especial, tecnológica, experiencial
 

Publicado em Sustentabilidade, Creative Solutions