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As campanhas de marketing bem sucedidas têm vários elementos em comum e são fruto de uma abordagem estruturada. Descubra como o conseguir para a sua empresa.

Como criar uma campanha de marketing que funcione para o seu negócio? Para o conseguir, não existe uma fórmula mágica, mas existem alguns requisitos essenciais que a sua marca deve cumprir. Descubra quais e como implementar. 

O que é uma campanha de marketing?

De forma simplificada, uma campanha de marketing é qualquer iniciativa que tenha como objetivo final promover um produto, serviço, evento ou causa. Mas para ser considerada uma campanha de marketing, e para ser eficaz, deve possuir também um objetivo final concreto, uma audiência específica e uma duração limitada no tempo. Regra geral, este tipo de campanha envolve vários formatos diferentes, tais como comunicação out-of-home ou redes sociais, e tem por base um conceito base – que pode ser, por exemplo, sustentabilidade ou inovação. Por norma, pode ser quantificada com indicadores concretos, tais como geração de leads ou aumento de vendas.

Um bom exemplo foi a campanha de marketing que a Galp lançou para apoiar o povo ucraniano. Entre iniciativas internas e apoio a diversas instituições, a Galp criou uma campanha genuína e que refletia o sentimento de milhões de portugueses. Esta campanha, que esteve ativa nos principais aeroportos do país, partiu de uma pergunta: o que diria a um refugiado que acaba de aterrar no nosso país? As respostas foram deixadas (aos milhares) por portugueses nos portais online da Galp, foram selecionadas, traduzidas para ucraniano e apresentadas nas nossas soluções de comunicação – nos equipamentos JCDecaux dos principais aeroportos de Portugal.

Este foi um excelente exemplo de campanha de marketing que cumpriu todos os requisitos para ser um sucesso, desenvolvida pela nossa equipa com uma das maiores organizações nacionais. Mas todas as marcas, independentemente da dimensão ou setor, podem criar campanhas de marketing inesquecíveis – desde que sigam alguns princípios base.

Como criar uma campanha de marketing eficaz?

Apesar de cada caso ser único, existem várias melhores práticas a seguir para criar uma campanha de marketing eficaz. Estas são as principais.

1. Defina um objetivo

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing eficaz é estabelecer um objetivo – e um período para o atingir. Na prática, definir um objetivo é responder à pergunta: porque está a criar esta campanha? De forma é que o seu negócio vai beneficiar? Que resultado deve gerar para ser relevante?

Os objetivos mais comuns para as campanhas de marketing são a promoção de um novo produto ou serviço, o aumento de brand awareness, a recolha de feedback dos clientes, o envolvimento dos utilizadores com a marca, o anúncio de um evento e, claro, aumentar as vendas. Mas há muitos outros objetivos possíveis e a escolha dependerá das prioridades de cada negócio num dado momento.

Esta é uma das características transversais às campanhas que, todos os meses, figuram no nosso top mensal de criatividade e impacto. Todas partem com um objetivo bem definido, sobre o qual os restantes elementos da campanha de marketing são construídos. Esta definição inicial é também muito útil para o brainstorming criativo que se segue – se uma determinada ideia contribuir diretamente para o objetivo, deverá ser bem acolhida. 

2. Selecione um público alvo

Para que uma campanha de marketing seja eficaz, deve ser construída com o público-alvo em mente. O público-alvo é uma representação do consumidor-tipo da campanha é caracterizado por um conjunto de dados, como faixa etária, género, hábitos de consumo, localização, poder de compra, nível de educação ou estilo de vida.

Para além disso, é importante definir a fase do funil de marketing em que o público-alvo se encontra. Um funil de marketing é a sequência de etapas que um utilizador segue desde a primeira vez que entra em contacto com uma marca, até ser um cliente fiel.  Normalmente, inclui uma fase inicial de desconhecimento da marca, a que se segue a pesquisa inicial, avaliação do mercado e, finalmente, a conversão.

Com toda esta informação, é possível criar um público-alvo para a campanha e até definir uma buyer persona - uma personagem fictícia que representa o público-alvo como pessoa com toda esta informação. Até pode ter um nome! Assim, ao criar uma campanha de marketing, já o fará a pensar na perspetiva da persona/público que está a tentar atrair.

3. Verifique o que a concorrência está a fazer

Assim que estabelecer os seus objetivos e público-alvo, o próximo passo é estudar a concorrência – tanto para saber o que estão a fazer como para encontrar um ângulo de diferenciação. O mais provável é que existam várias outras empresas a disputar a atenção do seu público, principalmente em áreas em que a concorrência é elevada, como em Lisboa.

Verifique a presença destas marcas e veja que estratégias estão a usar para chegar às pessoas. Estude os padrões – e as ausências. Que mensagens ou vantagens não estão a ser comunicadas? Pode ser este o espaço que precisa para se diferenciar.

4. Defina o conceito da campanha de marketing

As campanhas de marketing requerem uma missão, visão e identidade visual. Acima de tudo, devem ter uma mensagem principal com que o público-alvo se identifique e que seja cativante. Numa das suas últimas campanhas out-of-home, a Padaria Portuguesa fez precisamente isso. A marca, conhecida pelas refeições deliciosas, fez uma pergunta simples que pôs milhares de portugueses a pensar: “sabe o que anda a comer?”.

Com um design clean e impactante, e uma mensagem de sustentabilidade e saúde colocada em billboards nas vias mais movimentadas do país, a marca despertava assim a consciência para um facto essencial, mas muitas vezes ignorado – o que comemos importa. E comunicou de forma totalmente original a sua vasta oferta de produtos saudáveis, orgânicos e sustentáveis. Tal como neste caso, o conceito da campanha deve dirigir-se às necessidades, experiências e interesses dos consumidores.

Depois de identificar a mensagem a usar, identifique a melhor forma de a apresentar ao seu público-alvo – incluindo o copy, o apelo à ação (Call-to-action) e as imagens que vão ajudar a passar a mensagem da forma correta. E lembre-se: só tem três segundos para chamar a atenção do seu público-alvo e criar uma criatividade impactante.

5. Defina as principais plataformas de comunicação

Com base na audiência, os níveis de envolvimento com a marca, o orçamento e outros fatores como os canais de comunicação atuais e as suas performances, terá de decidir as plataformas para executar a sua campanha de marketing. O mais lógico será escolher os canais em que o público-alvo tende a passar a maior parte do seu tempo – como na rua, a passear ou a ir para o trabalho, nos Centros Comerciais, aeroportos e Áreas de Serviço.

Na JCDecaux temos à sua disposição uma enorme variedade de painéis publicitários impactantes nestes locais. Os painéis publicitários digitais, também conhecidos por Digital Out-of-Home (DOOH), asseguram uma comunicação eficaz, premium e muito flexível. Com estas soluções, cujo conteúdo publicitário é controlado de forma remota, as campanhas são facilmente adaptadas em tempo real.

Já os MUPI – Mobiliário Urbano Para Informação - são o tipo de mobiliário urbano mais comum em todo o mundo, com linhas apelativas, harmoniosas e funcionais, e um sistema rotativo para comunicar várias campanhas. As empenas são painéis publicitários que ocupam a totalidade das laterais de prédios e edifícios. A grande dimensão e a elevada visibilidade estão na base do impacto único deste formato que se destaca na paisagem urbana. Mas há muitas outras soluções. Descubra a melhor para a sua marca, aqui.

6. Teste e otimize a campanha

Os últimos desenvolvimentos tecnológicos já permitem testar e otimizar as campanhas de marketing, antes de serem implementadas. No caso da comunicação Out-of-Home, a partir do momento em que tem o público-alvo e as plataformas de comunicação selecionados, pode recorrer às ferramentas de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada da JCDecaux para simular e testar as criatividades num ambiente realista.

Creaction é um simulador emula uma cidade real – com todos os pormenores e em 3D– para que possa verificar a visibilidade de cada criatividade a diferentes distâncias, tal como o consumidor a verá. Por outro lado, o Creative Heatmap representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção e mostra com manchas de calor os pontos que mais chamam a atenção dos consumidores. A associação de ambas as ferramentas permite maximizar a eficácia das criatividades, e avaliar todos os critérios criativos indispensáveis.

Para os anunciantes, a principal vantagem destas ferramentas é que antes da campanha iniciar, podem compreender como é que as suas mensagens aparecem no nosso mobiliário de rua, avaliando assim a eficácia da sua comunicação.

7. Defina um calendário – e execute

As campanhas de marketing podem facilmente deslizar se não seguirem um cronograma bem definido e organizado.  Para isso, comece por definir a data ideal de golive e faça o planeamento daí para trás, ou seja, liste todas as tarefas e respetivos timings para ter a campanha pronta nessa altura. Acompanhe regularmente o calendário para garantir que está tudo a postos para o arranque.

Após o golive, acompanhe o indicador que definiu no primeiro passo deste guia. Este acompanhamento permanente não só ajudará a medir e a avaliar os resultados da campanha de marketing, como também dará orientações fundamentais sobre o que deve melhorar – incluindo a definição do público, as criatividades ou qualquer outro fator. Estes dados vão permitir corrigir o curso da campanha, em tempo útil.

Criar uma campanha de marketing bem-sucedida tem tanto de criatividade como de processo, dedicação e de acompanhar as melhores práticas testadas pelo tempo. Parte do sucesso está na capacidade de adaptar estas recomendações à realidade de cada marca para construir em cima daquilo que já funcionou no passado e inovar a partir dessa base. É esta abordagem que recomendamos a todos os nossos clientes e que tem produzido algumas das melhores campanhas de marketing do nosso país.

3 casos de estudo de campanhas de marketing intemporais

Estes são 3 exemplos campanhas de marketing intemporais que combinaram impacto e criatividade.

1. McDonald's nos elétricos do Porto

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A McDonald's fez história ao ser a primeira marca a anunciar nos icónicos elétricos do Porto – especificamente, no elétrico 131, uma verdadeira instituição do transporte público portuense. 

Esta campanha aproveita a visibilidade natural dos elétricos, que percorrem as ruas mais emblemáticas do Porto, mas também estabelece uma ligação emocional com os habitantes da cidade. As expressões no elétrico refletem o sotaque e a personalidade única dos portuenses.

2. Super Bock: pelas amizades que não querem ser outra coisa

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A Super Bock lançou uma campanha ousada que celebra a amizade verdadeira. A campanha esteve presente em diversas plataformas, incluindo out-of-home (OOH), e desafiou o preconceito de que a amizade entre homens e mulheres não pode existir sem segundas intenções.

A marca transformou um painel publicitário em Lisboa num rooftop onde decorreram alguns jantares, que contaram também com a presença de algumas figuras públicas. Um bom exemplo de como ir além do produto para se tornar inesquecível. 

3. Milaneza: os lisboetas precisam de mais massa

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A Milaneza lançou uma campanha publicitária inovadora de brand awareness que aproveitava a visibilidade de um edifício emblemático em Lisboa. A campanha, estrategicamente posicionada numa das áreas mais movimentadas da cidade, cria uma ligação inteligente com o quotidiano dos lisboetas. Um exemplo de como uma mensagem bem elaborada e um posicionamento estratégico podem fazer uma grande diferença.

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Publicado em Atualidade