Em junho, 5 campanhas Out-of-Home fizeram subir a temperatura da comunicação em Portugal. A Schweppes pintou Lisboa em cores vibrantes, a HBO Max continuou a série de sucessos fora dos ecrãs, a AXN surpreendeu quem esperava calmamente pelo elevador, a Mercedes continuou a conduzir o foco em sustentabilidade e o Casino de Lisboa ganhou uma aposta. Descubra tudo sobre as melhores campanhas de junho.
1. Schweppes, comunicação com a tónica certa
- Desafio: comunicar lançamento de nova gama de produtos
- Onde: Lisboa
- Formatos: grandes formatos
- Setor: bebidas
Em junho, a Schweppes surpreendeu com alguns dos painéis publicitários mais refrescantes do verão. Teve todos os ingredientes para surpreender: cores vibrantes, localizações escolhidas a dedo nas principais avenidas de Lisboa e uma combinação única de grandes formatos e criatividades pensadas para maximizar o impacto.
A grande área de comunicação – que acompanha quem passa ao longo de largos metros - deu espaço para explorar a criatividade, e surpreender os consumidores com imagens disruptivas. O cocktail perfeito para assinalar o lançamento de uma nova linha de produtos.
2. HBO Max, uma série de sucessos
- Desafio: comunicar diversidade da gama
- Onde: Lisboa
- Formatos: billboards
- Setor: streaming
A HBO Max não para de surpreender, e não é só no digital. Em junho, pôs quem passava a sonhar com um enorme billboard numa das zonas mais movimentadas de Lisboa, com alguns dos maiores destaques do (vasto) catálogo. E esta não foi a primeira vez que o gigante de streaming escolheu os nossos formatos.
Como esquecer as empenas - painéis que ocupam a totalidade das laterais de edifícios - que apresentaram ao público alguns dos títulos mais aguardados do ano? Ou a campanha de lançamento que assinalou a chegada do serviço a Portugal, e que convidava quem passava a sentar-se no trono de Game of Thrones? Em junho, a HBO Max acrescentou mais um episódio a uma longa série de sucessos de comunicação out-of-home.
3. AXN, sempre a subir
- Desafio: comunicar lançamento de nova série
- Onde: Centros Comerciais
- Formatos: elevadores
- Setor: streaming
Esperar por um elevador num Centro Comercial é algo normal, em que muitas pessoas não pensam duas vezes. Por isso, quando a AXN decidiu escolher este formato para comunicar o lançamento de uma nova série de mistério, apanhou muita gente de surpresa – tal como o enredo de Magpie Murders.
Com esta campanha, a AXN gerou brand awareness da forma mais simples e eficaz, com criatividade e impacto. A criatividade foi importante e os locais não podiam ter sido melhores. O tráfego médio nos Centros Comerciais com os quais temos parcerias é de 300.000 pessoas por dia. Nas principais zonas de passagem, os consumidores são mais recetivos à publicidade, com elevados tempos de exposição à comunicação. E mais de 70% afirma lembrar-se da publicidade com a qual contactou nestes espaços. Uma campanha surpreendente.
4. Mercedes, o segredo para comunicar em Lisboa
- Desafio: comunicar foco em sustentabilidade
- Onde: Lisboa
- Formatos: mobiliário urbano
- Setor: automóvel
Comunicar em Lisboa é um desafio até para as maiores marcas. Vibrante, intensa e cheia de vida, a capital portuguesa oferece inúmeras possibilidades para os anunciantes – mas também alguns desafios. Afinal, existem quase 3 milhões de habitantes na Área Metropolitana de Lisboa, a que se somam perto de 4 milhões de turistas anuais. Como se comunica perante uma audiência desta dimensão, tão diversificada, cosmopolita e de elevado poder de compra? Para a Mercedes, só um formato podia ser ao mesmo tempo tão abrangente e impactante, universal e inesquecível, e indicado para transmitir um foco renovado na sustentabilidade: o mobiliário urbano.
Porque é que este formato, sendo o mais antigo meio de comunicação, é também a escolha das marcas mais inovadoras? Em primeiro lugar, porque proporciona a oportunidade única de as marcas estarem fisicamente no mesmo ambiente que o consumidor, abrindo portas para uma verdadeira interação. Depois, esta solução dá às marcas uma presença real no dia-a-dia dos consumidores desde o momento em que saem de casa até regressarem. O resultado foi uma das melhores campanhas de junho.
5. Casino de Lisboa, aposta ganha
- Desafio: aumentar a notoriedade de marca
- Onde: Lisboa
- Formatos: billboards
- Setor: entretenimento
As cidades estão em permanente mudança. O tempo médio de atenção está sempre a diminuir. Os canais digitais estão saturados e o custo de aquisição de novos clientes não para de aumentar. Solução? Para captar a atenção dos consumidores é necessário pensar em grande.
Para o Casino de Lisboa, a resposta foi a aposta em comunicação exterior de grande formato, em painéis de grandes dimensões localizados nas principais artérias de Lisboa. A aposta valeu a pena. O resultado foi uma das campanhas mais impactantes do ano, bem visível para quem passava na 2ª Circular em Lisboa, que chamou a atenção de quem passou a pé, a conduzir ou em transportes públicos. E se fosse a sua marca?
Na JCDecaux, somos líderes mundiais em publicidade Out-of-Home(OOH) , com presença em milhares de localizações por todo o mundo, incluindo as principais cidades, Centros Comerciais, aeroportos, áreas de serviço e muito, muito mais. Mas não paramos. Estamos constantemente a inovar com mais e melhores serviços que aumentam a interação dos consumidores e a notoriedade das marcas. Entre em contacto com a nossa equipa e descubra a diferença de trabalhar com pessoas com dedicação e experiência.