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A publicidade na rua é uma forma eficaz de comunicar com uma audiência diversificada durante todo o dia. Descubra em que consiste e quais os 5 formatos mais impactantes.

 

Fazer compras, trabalhar, viajar, passear. É “lá fora” que a vida acontece. Por este motivo, o mobiliário urbano é a forma mais eficaz de impactar uma população abrangente e ativa, ideal para as marcas que procuram comunicar novos produtos ou serviços junto do seu público-alvo.

O que é a publicidade na rua e porque é importante?

A paisagem urbana é o cenário em que a vida acontece. Desde que se sai de casa de manhã até à chegada ao final do dia, cada interação, cada momento, oferece às marcas oportunidades para conquistar a atenção e a confiança dos consumidores.

A publicidade na rua é assim composta por diferentes formas de comunicação, que impactam os consumidores em diferentes locais e alturas do dia, desde mupis, a abrigos de autocarro e até à comunicação digital em áreas de serviço.

As vantagens de escolher a publicidade na rua são significativas para as marcas:
 

  • Ampla cobertura e diversidade: A publicidade na rua atinge uma audiência vasta e diversificada. Se, por exemplo, uma marca desejar alcançar pais de família, é possível segmentar a comunicação, escolhendo as localizações, mensagens e formatos para o fazer.
  • Elevado impacto. Devido à sua dimensão e repetição, a publicidade na rua garante elevados índices de visualização, e contribui para uma notoriedade incomparável.
  • Visualização permanente. Outra vantagem nesse da publicidade na rua é o facto de ser exibida 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa característica distingue-a de outras propostas que têm limitação de horários e dias específicos.

Para além da vertente comercial, a publicidade na rua é também positiva para a cidade. É uma forma de comunicar iniciativas promovidas pelos municípios, e dar mais vida aos espaços.

Existem vários formatos, e selecionar o mais indicado para cada objetivo é essencial para atingir os resultados esperados.
 

Quais são os melhores formatos de publicidade na rua?

Mobiliário urbano, Digital, Grande Formato, em Áreas de Serviço ou mesmo com Criatividades Especiais. A publicidade na rua é uma das formas de comunicação mais eficazes e versáteis.

Descubra a seguir quais são os formatos mais impactantes para as marcas.

1. Mobiliário urbano


O mobiliário urbano é o mais familiar e antigo meio de comunicação de massas. O termo aplica-se a diferentes equipamentos que tornam a vida mais prática nas cidades. De mupis a abrigos de autocarro, estações de carregamento de telemóveis, quiosques, hotspots wi-fi, pontos de reciclagem a sanitários, o mobiliário urbano está um pouco por todo o lado.

Para as marcas, é o suporte por excelência para publicidade exterior. Com cobertura nacional e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem o a comunicação OOH em mobiliário urbano conseguem um impacto inigualável.

As nossas soluções de mobiliário urbano estão localizadas estrategicamente nas principais cidades do país, em múltiplos pontos de contacto com audiências urbanas, permitindo uma poderosa visibilidade para as marcas.

2. Publicidade digital


O Digital Out-of-Home (DOOH) é um tipo de publicidade na rua transmitido em ecrãs digitais controlados de forma remota. A publicidade exterior digital permite às marcas uma nova forma de comunicação mais flexível, relevante e eficaz.
Ao contrário de publicidade exterior tradicional, em que a mensagem da campanha é criada e se mantém fixa até ao final da ação promocional, as campanhas DOOH oferecem mais agilidade. Entre outras medidas, é possível recorrer a múltiplas animações de imagem, criatividades, localizações e mensagens para oferecer uma experiência imersiva ao público-alvo.


3. Grande Formato

 


As cidades estão em permanente mudança e para captar a atenção dos consumidores é necessário pensar em grande. A publicidade de Grande Formato, como billboards ou empenas, oferece um alcance incomparável junto de audiências urbanas e uma poderosa visibilidade para as marcas. É impossível de não ser notado por quem passa a pé, de carro ou de transportes públicos.
Os nossos Grandes Formatos garantem um impacto e frequência únicos, uma plataforma exclusiva para as marcas que procuram soluções diferenciadoras. É a solução indicada para transmitir uma mensagem importante, como um lançamento ou um evento.

 

4. Áreas de serviço


Mais de 20.000 pessoas por dia visitam as áreas de serviço Brisa, o maior operador privado de infraestruturas de transporte em Portugal. Comunicar em áreas de serviço é uma excelente oportunidade para impactar os consumidores perto de pontos de consumo, numa altura de pausa e descanso em que estão particularmente recetivos a novas propostas.

Este ambiente cuidado é especialmente convidativo para marcas que podem comunicar imagens dinâmicas e mensagens relevantes a uma audiência diversificada, com um contacto próximo e prolongado. A publicidade na rua em estações de serviço é a solução perfeita para marcas que procuram notoriedade em localizações de tráfego crescente. Com a JCDecaux, pode chegar a 44 áreas de serviço de Norte a Sul do país.
 

5. Criatividades especiais


As criatividades especiais são formatos de comunicação únicos, pensados especialmente para cada marca, cada campanha e momento. Como não seguem um padrão, oferecem experiências inesquecíveis aos consumidores em momentos chave do seu dia, enquanto passeiam, viajam, vão para o trabalho, estudam ou fazem compras.

Seja através de realidade aumentada num Mupi, desenvolvimento de volumétricos, ou uma criatividade especial numa empena, este tipo de publicidade na rua desafia o convencional. É o fruto do trabalho dedicado de uma equipa que, todos os dias, surpreende, imagina e reinventa. É uma “mistura de criatividade e método”, nas palavras de Gustavo González, Coordenador do departamento de Creative Solutions.

Não foi por acaso que esta foi a solução escolhida pela HBO Max. A campanha esteve presente em diferentes suportes, como empenas e outros painéis de grande formato. Mas foi a criatividade especial na Gare do Oriente que fez parar o trânsito que por lá passou. Quem passava era convidado a sentar-se numa réplica do célebre trono de Game of Thrones e sentir-se como uma das personagens da série. Entre muitos outros desafios. Uma experiência completa e interativa concebida aqui mesmo, pela equipa da JCDecaux.
 
A aposta em criatividades especiais ainda faz com que as marcas ganhem destaque em redes sociais e em outros órgãos de comunicação.

JCDecaux, parceiros para publicidade na rua

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Publicado em Tendências