Imagine uma atividade dedicada à gestão de todos os aspetos da imagem da sua marca, capaz de moldar a perceção do público e conquistar notoriedade. Já existe e tem enorme potencial para empresas de todos os setores e dimensões. Descubra o que é uma estratégia de Relações Públicas, quais as vantagens e como implementar de forma prática.
O que é uma estratégia de Relações Públicas?
O termo Relações Públicas refere-se a uma estratégia de comunicação cujo objetivo é cultivar uma imagem favorável aos objetivos da organização. Na prática, trata-se de um conjunto de iniciativas que permite gerir a forma como a informação sobre a empresa é divulgada ao público e, em particular, aos órgãos de comunicação social.
Os principais objetivos são divulgar notícias ou eventos importantes, associar-se a causas importantes para a organização ou, em casos extremos, minimizar as consequências de um evento negativo. Uma estratégia de Relações Públicas pode assumir a forma de um comunicado de imprensa, artigos de opinião, conferências de imprensa, entrevistas, publicações nas redes sociais, patrocínios de eventos, e publicidade exterior cuidadosamente selecionada.
Porque é que uma estratégia de Relações Públicas é tão importante?
Uma estratégia de Relações Públicas cria narrativas para proteger, melhorar ou construir uma reputação através de diferentes canais de comunicação. Por isso, são essenciais para o sucesso de qualquer empresa, essencialmente porque afetam a confiança do público numa marca.
Num mercado cada vez mais competitivo, a reputação gerada por este tipo de iniciativas é fundamental. Ao gerar publicidade positiva, as marcas posicionam-se sob uma luz positiva, capaz de melhorar o relacionamento emocional com os clientes. Mas as estratégias de Relações Públicas são importantes por motivos além da comunicação externa – também servem para comunicar para dentro da organização, com colaboradores, parceiros e fornecedores. Desta forma, ajudam a criar uma cultura partilhada, e um ambiente positivo, que pode levar a maior produtividade e satisfação.
Como implementar uma estratégia de Relações Públicas
Há vários fatores fundamentais a ter em mente na implementação de uma estratégia de relações públicas eficaz. Estes são os principais.
1. Tenha em mente o seu público-alvo
Quem está a tentar alcançar com os seus esforços de Relações Públicas? O conhecimento do público-alvo permite adaptar as mensagens aos seus interesses e aumentar as probabilidades de que seja eficaz. Para uma melhor compreensão de como orientar a estratégia de relações públicas, é necessário ter dados demográficos e psicográficos relacionados com o público-alvo.
Saber quem compra um produto/serviço, em que faixa etária se encontra, quais são os seus hábitos de consumo, onde está localizado, qual é o seu nível de educação, quais são os seus interesses e valores será determinante para uma implementação eficaz.
2. Seja criativo com a estratégia de relações públicas
Ao contrário do que se possa pensar, uma iniciativa de Relações Públicas não tem de ser exageradamente institucional, formal e distante. Para se destacar, a estratégia tem de ser criativa -afinal, a criatividade é o fator mais importante para o sucesso de uma campanha, contribuem de forma decisiva para o brand awareness.
As marcas mais disruptivas não têm receio de pensar diferente quando se trata de divulgar o seu nome. E, para o conseguir, não há melhor forma do que com a comunicação Out-of-Home (OOH). Deixe-se inspirar por 6 dos exemplos mais marcantes do panorama nacional em 2022.
3. Esteja atento às tendências
Para ser eficaz, a estratégia de relações públicas deve assentar nas tendências do momento, e dar reposta às preocupações mais prementes do público-alvo. Por exemplo, no contexto atual de guerra na Ucrânia, elevada inflação, alterações do comportamento do consumidor, recuperação do turismo e crescente preocupação com o consumo sustentável, as campanhas devem ir de encontro a estas preocupações.
Na JCDecaux, as nossas equipas acompanham em permanência o estado atual da economia e as tendências para criar campanhas memoráveis e eficazes. Foi precisamente com este contexto em mente que a Galp mostrou o apoio ao povo ucraniano com uma campanha genuína. Tudo partiu de uma pergunta: o que diria a um refugiado que acaba de aterrar no nosso país? As respostas foram deixadas por portugueses nos portais online da Galp. Depois, foram selecionadas, traduzidas para ucraniano e apresentadas nas nossas soluções de comunicação – nos equipamentos JCDecaux dos principais aeroportos de Portugal. O resultado foi uma campanha de relações públicas como poucas em 2022.
4. Escolha causas com significado
Abraçar causas relevantes é essencial para contribuir para uma sociedade melhor e para criar uma reputação positiva. Sustentabilidade, desperdício alimentar, literacia financeira, justiça social, acesso à educação – a lista de possíveis causas importantes para as marcas é vasta e todos os contributos são bem-vindos. E para trazer o máximo número de pessoas para a causa selecionada, a comunicação é essencial - e é aqui que entra a estratégia de Relações Públicas.
Veja-se o exemplo do mundo automóvel. A Mercedes é uma marca líder no setor, que já habituou os portugueses a campanhas memoráveis. Mas para comunicar o foco renovado em Sustentabilidade e na redução da pegada carbónica, criou uma campanha inovadora no nosso mobiliário urbano. Desta forma, esteve fisicamente no mesmo ambiente que o consumidor, abrindo portas para uma verdadeira interação. Esta solução deu à marca uma presença real no dia-a-dia dos consumidores desde o momento em que saem de casa até que regressam. O resultado foi uma das melhores campanhas do ano.
5. Garanta que as mensagens são concisas
Um dos segredos para que uma estratégia de Relações Públicas é o poder de síntese. As marcas que tentam passar demasiadas mensagens no curto espaço de atenção dos consumidores acabam por confundir as audiências – as que se concentram numa ideia chave captam o foco e incentivam a memorização.
Precisamente por este motivo, desenvolvemos ferramentas como o Creation e o Creative Heatmap. O Creaction é um simulador que emula uma cidade real – com todos os pormenores e em 3D– para que possa verificar a visibilidade de cada criatividade a diferentes distâncias, tal como o consumidor a verá. Por outro lado, o Creative Heatmap representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção e mostra com manchas de calor os pontos que mais chamam a atenção dos consumidores. A associação de ambas as ferramentas permite maximizar a eficácia das criatividades, e avaliar todos os critérios criativos indispensáveis.
6. Esteja preparado para se adaptar
No mundo das Relações Públicas, tudo pode mudar – e depressa. Por isso, acompanhe em permanência os resultados obtidos e esteja preparado para mudar a estratégia de forma ágil, se necessário.
Criar uma estratégia de Relações Públicas bem-sucedida tem tanto de criatividade como de processo e dedicação. É esta abordagem que recomendamos a todos os nossos clientes e que tem produzido algumas das melhores campanhas do nosso país. Entre em contato com a nossa equipa para saber o que podemos fazer pela sua marca.