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Descubra como aumentar as vendas online na sua empresa com estas 15 dicas testadas e práticas.

Como aumentar as vendas online: 15 dicas práticas

Comece já a implementar estas dicas para aumentar as vendas online.

Menos de 3%. Esta é, em média, a taxa de conversão online contabilizada em mais de 14 setores de atividade diferentes, da saúde à moda. Quer isto dizer que apenas 1 em cada 30 visitantes a uma loja online finaliza uma compra. Mais: em Portugal, apenas uma minoria de 16% das empresas registam mais de 1% das vendas nos seus canais digitais, o que coloca o nosso país no penúltimo lugar do ranking de ecommerce na UE, só atrás da Roménia. Dados com estes mostram bem a importância de levar mais pessoas a conhecer a oferta digital das marcas, e de melhorar continuamente a experiência de compra online. Descubra como o fazer, com estas dicas testadas.

1. Invista na apresentação do produto

Uma apresentação de produto eficaz proporciona ao utilizador a melhor ideia possível do aspeto e da funcionalidade do produto. As fotografias são os primeiros elementos a serem visualizados pelos clientes. Aliás, 90% das informações enviadas ao cérebro são visuais e as pessoas formam a sua primeira impressão em meio milissegundo.

Por isso, é crucial investir em várias fotografias de produto de alta qualidade e de vários ângulos, para dar uma perspetiva de 360°. Além disso, mostre o produto em contexto; por exemplo, não apresente só um sofá, mas exiba-o também numa sala totalmente mobilada. Os vídeos também podem fornecer um incentivo adicional à conversão, quando os clientes estão a considerar a compra.

2. Reforce as descrições na loja online

Para além das imagens e vídeos, aposte na descrição do produto. Priorize os benefícios que o cliente terá se o comprar e só depois avance para as características técnicas. Se o produto exigir algum tipo de montagem ou configuração, também poderá adicionar instruções, quer no corpo da descrição, quer num ficheiro PDF ou num vídeo tutorial. 

Afunilando para um maior nível de interesse de compra, pode acrescentar explicações adicionais mais detalhadas sobre os benefícios do produto, motivos para comprar e compromisso com a sustentabilidade. O objetivo é transmitir confiança, e transmitir informação chave de forma concisa e organizada.

3. Implemente um chat

Os números são claros: 79% dos utilizadores prefere o chat ao email ou telefone, porque, dessa forma, não precisam de esperar pela resposta do serviço de apoio ao cliente. Dúvidas e questões podem ser respondidas na hora, o que é importante para não deixar esmorecer o interesse do cliente pelo produto. Os dados indicam que esta medida conduz a um aumento de até 40% na taxa de conversão.

O cliente pode assim obter assistência em tempo real, enquanto a empresa simplifica e reduz o ciclo de vendas. Além disso, o chat também permite entrar diretamente em contacto com o utilizador de forma proativa, quando o sistema deteta que o cliente vê um produto durante um determinado período de tempo. As marcas de referência vão além da simples conversação e usam o chat como uma central de ajuda e uma oportunidade para apresentar conteúdo relevante. Pode ainda usar o nome e fotografia de perfil do agente de apoio para tornar a interação mais pessoal.

4. Disponibilize provas sociais

Existem alguns sinais de confiança cuja implementação é essencial para aumentar as vendas online. As provas sociais, testemunhos e avaliações têm um grande impacto na decisão de compra, especialmente nas lojas online, onde não é possível ver o produto ao vivo nem experimentar antes de pagar.

Estes comentários podem ajudar a responder a questões que surge à maioria dos utilizadores como: e se o produto for diferente da fotografia? E se não funcionar da forma como é descrito? Será que o produto vai chegar em boas condições? Procurar provas sociais é uma das formas utilizadas pelos visitantes para tirarem este tipo de dúvidas. Aliás, 9 em cada 10 clientes leem as avaliações antes de finalizar a compra, como uma forma de obter orientação e confirmação de outras pessoas que já compraram o produto.

5. Ative notificações de vendas

Uma outra forma de ativar sinais de confiança para aumentar as vendas online é exibir notificações de vendas recentes diretamente na loja online, enquanto os utilizadores estão a explorar o site. Estas notificações podem ser sincronizadas com os dados de vendas reais ou, por outro lado, podem ser criadas com o objetivo de promover itens específicos.

6. Use recomendações cross-sell e upsell 

As táticas de cross-sell e upsell são responsáveis por 10 a 30% da faturação das lojas online. Trata-se de apresentar ao utilizador produtos complementares àquele em que mostra interesse (cross-sell) e versões mais avançadas do produto que o visitante pretende comprar (upsell). Geralmente, estas táticas são utilizadas em simultâneo.

Para que esta estratégia seja bem-sucedida, é importante analisar os dados dos clientes que já realizaram vendas cruzadas, para verificar quais os produtos que foram vendidos em conjunto. Alguns exemplos poderiam ser “sapatilhas + meias”, “sapatos + carteiras”, “telemóveis + acessórios” ou “móveis + artigos de decoração”. Uma estratégia de upsell pode incentivar o utilizador a considerar um produto de gama superior com um desconto persuasivo.

7. Sugira produtos semelhantes para promover a descoberta 

Além da estratégia de cross-sell e upsell, também poderá sugerir outros produtos para dar continuidade à navegação do utilizador. Esta estratégia pode ser automatizada de modo a adaptar-se ao comportamento e aos interesses dos visitantes. Se o produto visualizado não for suficiente para convencer a finalizar a compra, o utilizador terá acesso a outros produtos que possam adequar-se melhor ao que procura. É, portanto, uma forma de evitar que os visitantes saiam de mãos vazias ou, ainda, para os motivar a adicionar mais itens ao carrinho.

A gigante Amazon revelou que 35% da sua faturação provinha desta estratégia. Aliás, 70% da homepage do gigante online encontra-se preenchida por blocos de sugestões de produtos. A recomendação de produtos pode ser feita de forma a priorizar diferentes critérios e, assim, conseguir maior probabilidade de acertar no produto que o visitante procura.

8. Crie um sentido de urgência

Um dos fatores que exerce impacto nas compras online é o sentimento de urgência. Os utilizadores gostam de sentir que estão a aproveitar um bom negócio, e não gostam de sentir que estão a perder uma oportunidade. Aliás, é neste âmbito que surge o conceito de FOMO (Fear Of Missing Out).

Os dados não deixam margem para dúvidas. De acordo um estudo da Trust Pulse, 40% das pessoas fazem compras porque temem perder oportunidades futuras. São várias as formas de promover este tipo de compra. Poderá equacionar entregas gratuitas durante um determinado período de tempo, oferecer um brinde em compras realizadas num dia específico ou criar produtos de edição limitada. Por exemplo, esta estratégia pode ser implementada com recurso a contagens decrescentes, para aumentar a taxa de finalização de compra. A oportunidade de poupar dinheiro pode, assim, ser o incentivo que o visitante precisa para concluir a compra.

9. Recupere carrinhos abandonados

É possível aumentar as vendas online mesmo quando os visitantes já saíram do site, através de email marketing. Este é um dos canais mais rentáveis, sendo responsável por cerca de 23% das vendas online. Pode usar automação de email para acompanhar os clientes de acordo com o seu comportamento, apresentando conteúdo personalizado que os ajude a chegar à conversão. Por exemplo, os clientes que visitam a loja, mas não compram, podem receber um email a relembrar os produtos que visualizaram. Os clientes que adicionam produtos ao carrinho, mas não finalizam a compra, podem também receber um email personalizado para os redirecionar para a compra, diferente dos que “desistiram” do processo noutra fase.

Este passo torna-se ainda mais importante se considerarmos que as marcas de e-commerce perdem US$ 18 triliões em vendas por ano devido ao abandono dos carrinhos. Indo mais longe, poderá ainda enviar um email aos clientes que comprarem mais de “x” produtos com um cupão de desconto para aplicar na próxima compra. Assim, são vários os pontos de jornada do cliente que podem ser acompanhados com emails personalizados, de forma a manter o contacto e orientar para a compra.

10. Otimize o processo de checkout

Os dados mostram que 17% dos clientes abandonam uma compra quando o checkout é longo ou complicado, mesmo quando estão prestes a finalizá-la. Assim, torna-se fundamental lançar um olhar crítico sobre o checkout da sua loja online. Que dados são necessários antes de pagar? É necessário passar por várias páginas? Há campos demasiado extensos ou desnecessários? Tudo isto são fatores que podem desmotivar o visitante. Depois de realizar esta avaliação, pondere remover os obstáculos e etapas dispensáveis para remover o atrito do checkout. Assim, os clientes podem ter uma experiência de compra o mais fluida possível e avançar para a conversão com rapidez e confiança.

Além desta simplificação, é igualmente importante diversificar as formas de pagamento disponíveis, para aumentar a probabilidade de o cliente encontrar o seu método preferido. Certifique-se de aceitar o maior número possível de formas de pagamento, inclusivamente os mais recentes ou alternativos, para que o utilizador não sinta necessidade de procurar a concorrência. Inclua ainda um campo para inserir códigos promocionais e ligação com wishlists.

11. Envie ofertas relâmpago personalizadas

As ofertas relâmpago personalizadas são uma maneira eficaz de cativar os clientes, criando um sentido de exclusividade e urgência nas compras online. Os números indicam que esta estratégia pode aumentar o número de transações em 35%. Enquanto estiverem no site, use notificações push ou envie emails personalizados de acordo com o perfil, comportamento de compra e preferências.

Por exemplo, crie ofertas relâmpago exclusivas para cada segmento de clientes, como clientes leais, entrega grátis para quem abandonou o carrinho ou ofertas especiais e complementares para clientes que compram produtos específicos. Adicione ainda uma contagem decrescente para mostrar que as ofertas estão disponíveis por tempo limitado.

12. Tire partido da geolocalização

Utilize a geolocalização para enviar ofertas personalizadas quando os clientes estão fisicamente próximos de uma das suas lojas físicas. Para 9 em cada 10 profissionais de marketing, a publicidade baseada em localização conseguiu aumentar vendas.

Integre a experiência online com a loja física. Por exemplo, ao entrar na loja, os clientes podem receber automaticamente ofertas especiais no telemóvel, criando uma experiência coesa entre o mundo online e offline.

13. Desenvolva parcerias estratégicas

Desenvolver parcerias estratégicas com influenciadores é uma boa forma de criar buzz à volta da marca, gerando um aumento nas vendas online. Esta estratégia ajuda a expandir a sua base de clientes, atraindo um novo público interessado no seu produto ou serviço.

Procure parcerias com personalidades menos convencionais, como especialistas em áreas semelhantes que já tenham uma audiência significativa. Por exemplo, uma loja de produtos de cosmética pode colaborar com chefs famosos, exploradores urbanos ou cientistas. Estas colaborações ajudam a criar narrativas inesperadas e inovadoras, alcançando públicos que, de outra forma, poderiam não estar interessados. Escolha influenciadores alinhados com os seus valores para maximizar o impacto da parceria.

14. Crie experiências interativas

Esta dica pode ser um pouco mais complexa de executar, mas cria uma experiencia sem precedentes. As vendas interativas são uma estratégia envolvente que cria uma sensação de urgência e entusiasmo no público. Combinam elementos de gamificação e dinâmica de preços para incentivar a participação ativa dos consumidores e impulsionar as vendas.

Por exemplo, comece por definir um preço inicial atrativo para um produto específico e ajuste o preço com base na procura e na participação dos compradores – pode fazê-lo de forma automática com recurso a ferramentas online. Os clientes podem ver o preço em tempo real e são incentivados a comprar antes que o preço suba novamente

 

15. Crie experiências marcantes com publicidade exterior

O aumento das vendas online não se faz só no digital. Mesmo as maiores marcas tecnológicas como Facebook, Google, Amazon ou Netflix apostam na publicidade exterior para conquistar quota de mercado, combater a concorrência e crescer. Como anunciantes habituados a gerir milhões de dados sobre os seus utilizadores, têm um único mindset: converter. Para isso, estas marcas apostam em campanhas disruptivas outdoor.

O segredo? Cruzar as estratégias de vendas online com experiências marcantes e memoráveis através de publicidade exterior. Na JCDecaux Portugal, a área de Creative Solutions desenvolve campanhas DOOH (Digital Out-of-Home) únicas e inesquecíveis que ajudam a reforçar a sua presença na mente do público, com repercussões nas suas vendas online.

 

As melhores soluções Out-Of-Home para aumentar as vendas online

 

As soluções Out-Of-Home impulsionam as vendas online, ajudam a aumentar a visibilidade da marca e a alcançar um público mais amplo.

1. Mupi, a transição do físico para o digital

Os Mupis são um dos meios de comunicação exterior mais antigos e eficazes e há muito que ajudam as marcas a aumentar as vendas online. São uma das formas mais usadas para preparar o terreno para o lançamento de novos produtos ou serviços online, criando antecipação e entusiasmo no público.

Por exemplo, é possível criar uma aplicação que permita aos utilizadores experimentar virtualmente a sua nova coleção. O mupi apresenta um código QR e um convite para que as pessoas façam scan e descarreguem a aplicação. Os utilizadores podem então ver como as peças se ajustam, em tempo real e com recurso à realidade virtual, ajudando a decidir sobre as compras que farão posteriormente online.

2. Billboards ou Grande Formato, tradição aliada à inovação

Os billboards são uma forma eficaz de publicidade Out-Of-Home com impacto comprovado no aumento das vendas online. Quando colocados em locais estratégicos, como avenidas movimentadas e áreas urbanas densas, aumentam a visibilidade da marca, o que faz com que sejam lembrados pelo público quando estiverem online.

Além disso, os billboard podem apresentar URLs específicos ou códigos QR que direcionem para o seu site, facilitando o acesso aos interessados logo após a visualização do anúncio. Se usar este meio para anunciar ofertas especiais, descontos exclusivos ou códigos promocionais disponíveis apenas online, a exclusividade vai incentivar mais pessoas a visitar o site para aproveitar a oferta.

3. Soluções digitais, tecnologia ao serviço das vendas online

As soluções digitais Out-Of-Home são uma forma inovadora e altamente eficaz de publicidade que pode ajudar a aumentar as vendas online. Combinam a visibilidade do marketing Out-Of-Home com a flexibilidade e interatividade das plataformas digitais.

As soluções digitais permitem criar experiências interativas em tempo real através de várias formas. A participação pode ser transformada num jogo e exclusivamente vinculada a uma promoção ou desconto exclusivo online, de forma a aumentar o tráfego no site.

JCDecaux Portugal, estratégias OOH para aumentar as vendas online

Ao integrar soluções digitais Out-Of-Home com as suas estratégias de vendas online, consegue criar uma experiência coesa e envolvente com impacto nas vendas. Conte com a nossa equipa de Criatividades Especiais para criar uma campanha impactante, impossível de ignorar, com recurso à tecnologia mais avançada para elevar o seu posicionamento. Contacte-nos e descubra o que podemos fazer pela sua marca.

 

Publicado em Atualidade