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Uma estratégia de branding eficaz determina a imagem que a empresa passa para o seu público-alvo. Descubra o que é e como a usar a seu favor.

O que faz com que nos lembremos automaticamente de uma marca quando se fala de um produto? Em muitos casos, a resposta está numa forte estratégia de branding. Explicamos porquê.

O que é uma estratégia de branding?

Uma estratégia de branding designa um conjunto de ações destinadas a aumentar a notoriedade de uma marca junto do seu público-alvo. O objetivo é proporcionar à marca uma presença forte, marcante e facilmente reconhecível, em linha com os valores da audiência. Uma estratégia de branding vai assim bem além da criação do logótipo, slogans ou campanhas promocionais. Pelo contrário, foca-se em despertar sentimentos, experiências e sensações, para criar uma ligação emocional que será decisiva no momento da compra, de forma consciente ou inconsciente.

Isto é algo que marcas como a HBO Max, habituadas a criar histórias envolventes, compreendem de forma intuitiva. As campanhas outdoor dos últimos meses decoraram as ruas mais movimentadas do país com as personagens mais marcantes da plataforma de streaming. O objetivo? Recordar a quem passa as suas narrativas favoritas – e tudo o que ainda está por vir. O mesmo acontece, por exemplo, com a Re/max Portugal, que escolheu os formatos JCDecaux para agradecer aos milhares de pessoas que votaram na marca como um parceiro de confiança. Este é um dos pontos que a CEO, Pilar Rubio, mais destaca: “os prémios são mais uma prova da confiança dos nossos clientes e parceiros. Faz todo o sentido que sejam partilhados nas ruas de Portugal, junto de quem nos valoriza.”

Quando estas campanhas ocorrem de forma consistente, as marcas ganham lugar cativo no pensamento do público – mesmo quando a concorrência se intensifica, quando lançam novos produtos ou até quando praticam preços acima do mercado. O segredo está na personalidade que a marca conseguiu construir ao longo do tempo.

 

Quais as vantagens e limitações de uma estratégia de branding?

A estratégia de branding pode bem ser a razão pela qual uma marca é a primeira opção de um cliente. Quando é bem-sucedida, fortalece a identidade do negócio, melhora o posicionamento no mercado e ajuda a marca torna-se uma referência na sua área. Beneficia, assim, de uma clara vantagem competitiva relativamente à concorrência.

Dado que uma marca bem construída consegue estabelecer laços emocionais mais fortes do que apenas uma mera relação comercial, o resultado é a fidelização de clientes. Os dados mostram que campanhas de comunicação com argumentos emocionais, como os valores da marca, têm um desempenho duas vezes superior às iniciativas que se focam apenas em fatores racionais como o preço. Mais: os consumidores que sentem uma ligação emocional à marca são duas vezes mais valiosos para a marca do que os restantes.

estratégia de branding by jcdecaux

No entanto, criar uma estratégia de branding eficaz exige tempo e aconselhamento de uma equipa especializada. Este é um dos pontos que Pedro Batista, Diretor de Agências e Grandes Contas da JCDecaux mais destaca para qualquer organização que queira valorizar as suas marcas, produtos ou serviços. “É essencial explorar e compreender os diferentes segmentos do mercado, analisar as tendências dos meios, os tipos de estratégias utilizadas, as principais métricas e como furar o ruído do mercado.”  

Sem uma reflexão ponderada, pesquisas de mercado rigorosas, uma estratégia de branding pode ter o efeito contrário ao esperado – e gerar perdas financeiras e quebras de reputação.  Nem as maiores marcas, do HSBC aos Jogos Olímpicos, são imunes.

Como criar uma estratégia de branding?

Para obter os melhores resultados de uma estratégia de branding, é importante considerar alguns passos-chave.

1. Defina o público que que atrair

Este é o primeiro passo para uma estratégia de branding bem-sucedida – bem como de qualquer campanha de comunicação. Defina o perfil de cliente/target que quer alcançar e aborde as suas características pessoais e preferências. Descubra onde compram, como passam o tempo de lazer, as preocupações que têm e o que os motiva.

2. Defina uma identidade visual forte

São as representações visuais que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor. É importante que uma campanha de comunicação seja forte, memorável e alinhada com o público. A escolha das cores é também fundamental, na medida em que têm o poder de transmitir determinadas sensações e criar associações positivas.

O mesmo acontece com as mensagens utilizadas e com a definição de formas criativas de surpreender as audiências. No entanto, alerta Vítor Martins, Head of Sales da JCDecaux Portugal, a procura de soluções criativas não deve conduzir a um erro aparentemente simples, mas comum e que continua a prejudicar o sucesso de muitas campanhas: mensagens sem leitura. Todos estes elementos devem estar sintonizados para construir uma identidade visual forte com a qual o público se identifique e admire.

4. Defina o tom de voz

Uma boa estratégia de branding leva em conta o tipo de linguagem – escrita, visual, auditiva - que mais se aproximará do público. Pode ser descontraída, formal, humorística ou sóbria, dependendo dos clientes que deseja atrair. Depois de descobrir o que funciona melhor com o seu público, adote um tom de voz coerente em todos os seus canais de comunicação, das redes sociais ao website, anúncios, flyers e mesmo nas lojas físicas. A consistência vai ajudar a criar um branding forte.

5. Defina os pontos de contacto

Os pontos de contacto designam todos os locais, físicos ou virtuais, onde o público pode conhecer a sua marca. É importante que a sua marca esteja presente, não em todos os canais, mas naqueles onde o seu público está. No digital, deve desenvolver uma presença relevante, garantido que o seu website é rápido, intuitivo, com uma apresentação profissional e que se adapte a qualquer dispositivo.

Mas para gerar uma impressão duradoura, nada como os suportes de publicidade exterior de grandes dimensões, como Billboards ou Digital Out-of-Home (DOOH). Estes canais permitem fortalecer a imagem da sua marca nas cidades, com grande impacto e abrangência. Onde quer que escolha estar, garanta que todos os pontos de contacto estão alinhados com a sua identidade visual.

JCDecaux, parceiros para a sua estratégia de branding

Criar e implementar uma boa estratégia de branding envolve tempo. Tal como acontece nas relações interpessoais, a confiança conquista-se com consistência, e com uma sequência de várias ações alinhadas com os valores do público. Se está a pensar em reforçar a sua estratégia de branding, considere proporcionar aos seus clientes experiências marcantes e memoráveis através de comunicação OOH.

Na JCDecaux Portugal, a área de Creative Solutions desenvolve campanhas únicas e inesquecíveis que ajudam a reforçar a sua presença na mente do público. Contacte a nossa equipa de especialistas e descubra o que podemos fazer pelo seu branding.

Publicado em Atualidade