Menu Onde estamos
Criatividade, mensagem, timing, localização, ou uma combinação de todos estes fatores? Afinal, o que torna um anúncio publicitário inesquecível?

Não há fórmulas mágicas nem receitas infalíveis. Os tempos mudam, os consumidores evoluem. Há fatores imponderáveis e surpresas no último momento, mesmo com o planeamento mais rigoroso. Com tantas variáveis, como se faz um grande anúncio publicitário, daqueles que fica para sempre na memória? Estes são alguns dos ingredientes indispensáveis.

1. Aproveite o momento

 

Um anúncio publicitário eficaz acompanha os momentos e datas mais importantes. Por exemplo, cerca de 59% das pessoas adiam ou antecipam as compras para coincidir com a Black Friday e Cyber Monday. As últimas estimativas apontam que o Mundial do Qatar seja visto em Portugal por cerca de 5 milhões de pessoas, tendo em conta os dados do último evento desportivo comparável, o Euro2020. A Web Summit traz todos os anos milhares de empreendedores tecnológicos e novas empresas a Lisboa, uma oportunidade única de gerar visibilidade perante uma audiência relevante.

JCDecaux black friday outdoor

Por isso, podemos concluir que: mesmo as mensagens mais eficazes precisam do momento certo. Patrocinar os grandes acontecimentos do país ou da cidade, como feiras, exposições, eventos desportivos ou concertos, é uma forma eficaz de estar próximo das audiências e uma excelente estratégia de relações públicas. Mais: também converte. Basta ver os dados que mostram que mais de 70% repara nas marcas presentes nos eventos, 75% gosta de apoiar a marca comprando produtos associados e mais de 80% refere ficar com uma melhor opinião da marca.

Pedro Batista, Diretor de Agências e Grandes Contas na JCDecaux, reforça esta ideia: “É um desafio constante que as equipas têm na antecipação e criação de tendências que possam surpreender com soluções originais, criativas e acima de tudo relevantes.”

2. Avalie as tendências

 

Da inflação à guerra na Ucrânia, da emergência climática a um lifestyle mais saudável. Os consumidores, tal como as marcas, estão em constante evolução. Para ser eficaz, o anúncio publicitário deve ir de encontro às preocupações mais prementes do público-alvo.

Na JCDecaux, as nossas equipas acompanham em permanência o estado atual da economia e as tendências para criar campanhas memoráveis e eficazes. Foi precisamente com este contexto em mente que a Galp mostrou o apoio ao povo ucraniano com uma campanha genuína.

 

3. Estude a concorrência e surpreenda

 

Não é propriamente uma sugestão nova, mas é mais relevante do que nunca. Numa altura de saturação de comunicação, em que marcas e canais lutam pela atenção dos consumidores, é fundamental encontrar um ângulo inovador para comunicar. Para o fazer, comece por estudar bem a concorrência, o que comunicaram no passado e qual o impacto junto das audiências. Só depois é possível criar uma campanha que possa realmente marcar a diferença pelas mensagens, criativos, formatos, tecnologia ou locais escolhidos.

fidelidade abrigo jcdecaux publicidade na rua

Foi precisamente o que fez a Fidelidade, numa campanha recente nas ruas de Lisboa. Depois de avaliar o mercado, a marca selecionou a comunicação em abrigos de autocarro como uma forma de obter o maior impacto. Mas para surpreender, a nossa equipa de Creative Solutions desenhou uns abrigos especiais, totalmente personalizados.  O logo era imediatamente visível acima da estrutura e todo o abrigo estava decorado com as cores da marca, inconfundível para quem chegava de autocarro e para quem passava na rua.

 

4. Escolha o formato certo

 

Digitais, empenas, MUPIs, abrigos de autocarro, billboards, outdoors e muitos, muitos outros. A JCDecaux disponibiliza aos anunciantes e agências uma grande diversidade de soluções para marcas de todos os tamanhos e setores. A questão que se coloca é: como escolher?

Tudo depende claro, dos objetivos. Gerar o máximo de impacto e brand awareness? Uma empena de grandes dimensões localizada em pleno centro das cidades será uma excelente opção. Influenciar os consumidores nos instantes antes da compra? Nada como comunicação estratégica nos maiores centros comerciais do país, em cartazes, escadas rolantes, elevadores e em digitais nas zonas de passagem. Já os MUPIS – Mobiliário Urbano Para Informação - são o tipo de mobiliário urbano mais comum em todo o mundo, com linhas apelativas, harmoniosas e funcionais, e um sistema rotativo para comunicar várias campanhas.

mupi caudalie jcdecaux

Por fim, os painéis publicitários digitais, também conhecidos por Digital Out-of-Home (DOOH), asseguram uma comunicação eficaz, premium e muito flexível. Com estas soluções, cujo conteúdo publicitário é controlado de forma remota, as campanhas são facilmente adaptadas em tempo real. Entre em contacto com a nossa equipa para encontrar o formato certo para os seus objetivos.

ecras digitais JCDecaux

5. Utilize o poder dos dados para testar a campanha

 

A intuição e a experiência da equipa são fundamentais para criar uma campanha eficaz. Mas num mundo cada vez mais competitivo, podem não ser suficientes. Para testar, avaliar e melhorar, é necessário recorrer à última tecnologia.

Creaction é um simulador que emula uma cidade real, com todos os pormenores e em 3D, para que possa verificar a visibilidade de cada criatividade a diferentes distâncias, tal como o consumidor a verá. Por outro lado, o Creative Heatmap representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção e mostra com manchas de calor os pontos que mais chamam a atenção dos consumidores. A associação de ambas as ferramentas maximiza a eficácia das criatividades, e avalia todos os critérios criativos indispensáveis.

Para os anunciantes, a principal vantagem destas ferramentas é que antes da campanha iniciar, podem compreender como é que as suas mensagens aparecem no nosso mobiliário de rua, avaliando assim a eficácia da sua comunicação.

O anúncio publicitário perfeito é uma mistura de criatividade e método. Reforça o posicionamento estratégico das marcas e é relevante para os consumidores – tanto a nível de timing, local, formato e mensagem. Encontrar este equilíbrio para cada projeto é o desafio que move a nossa equipa de Creative Solutions. Entre em contacto para preparar a sua próxima campanha.

Publicado em Atualidade